Imprimir

Notícias / Eleitoral

PTB entra com processo para impedir divulgação de pesquisa sobre cargos de governador e senador

Da Redação - Arthur Santos da Silva

O PTB, por meio do advogado Lenine Póvoas de Abreu, apresentou representação na Justiça Eleitoral em Mato Grosso impugnando pesquisa (MT-04447/2022) realizada pela empresa Real Time Big Data aos cargos de governador do Estado e senador da República. Pesquisa já foi divulgada nesta terça-feira (14).

Leia também 
Justiça mantém processo da Operação Ararath contra ex-conselheiro delatado

 
Segundo os autos, as empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições são obrigadas a registrar determinadas informações, dentre elas, a metodologia utilizada, indicação do Estado Federativo e assinatura com certificado digital do profissional de estatística responsável.
 
Contudo, a pesquisa questionada, segundo o PTB, vem acompanhada de dois erros que maculam a divulgação do seu resultado. Primeiro, a metodologia apresentada faz registro de que a pesquisa está sendo realizada na população residente no Estado de Rondônia, cujo questionário, na realidade, tem por base os candidatos do Estado do Mato Grosso.
 
Segundo erro, conforme ação, a pesquisa não possui assinatura digital do profissional responsável por sua realização, o que a torna inidônea, porquanto não há segurança de que foi realmente realizada por um expert.
 
“Tendo em vista as irregularidades indicadas, a Pesquisa Eleitoral MT04447/2022 pode potencialmente influenciar e distorcer de maneira significativa o resultado das eleições e por consequência induzir o eleitor em erro”, salienta processo.
 
Liminar pede a imediata suspensão da divulgação do resultado da Pesquisa Eleitoral registrada sob nº MT-04447/2022, sob pena de multa. No mérito, ação requer confirmação da liminar, com o impedimento definitivo da publicação da pesquisa.
Imprimir