Imprimir

Notícias / Política de Classe

Segunda mulher na história, Gisela assume presidência da OAB e promete continuidade com "digitas próprias”

Da Reportagem Local - Vinícius Mendes/ Da Redação - Lucas Bólico

A advogada Gisela Cardoso tomou posse na noite desta sexta-feira (17) como a segunda mulher presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso. Gisela, que era vice-presidente na gestão que se encerra neste ano, afirma que desenvolverá um trabalho de continuidade, mas com suas próprias digitais.  

Leia também:
Gisela Cardoso é eleita presidente da OAB-MT com 4632 votos

“Eu venho de dois mandatos, um de secretária-geral adjunta e agora como vice-presidente. Agora com um novo mandato, temos uma nova diretoria, estamos com um conselho 70% renovado, então nós vamos dar continuidade a todo trabalho que tem sido feito, muita coisa e muito trabalho foi realizado, mas também vamos implementar aquilo que a gente entende que é necessário, colocando ai a nossa digital, a nossa característica com um novo mandato que se inicia em primeiro de janeiro efetivamente”, declarou, em entrevista antes da posse.  



Para Gisela, a posse da segunda mulher presidente da OAB faz desta transição um momento histórico. “É um grande momento no Brasil. A gente ainda precisa avançar muito. Eu falo que essa busca da igualdade ela é constante. Ela é diária, mas isso que vem acontecendo é fruto de muito trabalho. Quando nós iniciamos o nosso mandato lá em 2016, até aquele momento, a participação das mulheres nos cargos de gestão da OAB era de apenas 16%, então subimos para 30%, 36% e hoje 50%. Então é uma longa caminhada de conquista, de trabalho e sempre é importante destacar que nós estamos somando. Não há aqui uma divisão ou uma guerra de gêneros. Muito pelo contrário. É a união em prol de uma instituição, de uma classe e na sociedade”. 

Antes de Gisela, a hoje desembargadora e presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso Maria Helena Póvoas foi a única mulher a presidir a Ordem em MT. “Eu acredito que a OAB estará em boas mãos e fará um papel de vanguarda, inclusive no cenário nacional.  A ordem é a grande porta-voz da sociedade e continuará sendo. Eu deposito todas as minhas fichas na segunda mulher a comandar a Ordem. Quase trinta anos se passaram e agora chega à presidência da Ordem a segunda mulher. Na OAB nunca [enfrentei dificuldades por ser mulher] por incrível que pareça. Na minha época nós tínhamos a pequenina OAB com 2834 advogados e a grande maioria, eu diria 80 %, eram homens e eu nunca tive problema. Sempre foi uma grande parceria com eles. E para coroar tudo isso, grande parte deles tinha sido meus professores de faculdade”, declarou Maria Helena.  



Gisela fez questão de reverenciar a presidente do TJ. “Me espelho na dona Maria Helena Póvoas. Uma mulher à frente do seu tempo. Em 1993 foi eleita a primeira mulher em MT. Hoje já é um feito, naquela época então... Mulher aguerrida. Corajosa, destemida. Estou muito feliz hoje em ter, quis o destino, no dia da posse da segunda mulher presidente da OAB-MT a primeira fosse presidente do Tribunal de Justiça”. 

Um dos principais líderes do grupo político que comanda a OAB há consecutivas gestões, o advogado Francisco Faiad afirmou que aposta na experiência que Gisela adquiriu nos últimos anos. “Muito feliz em participar desse momento tão importante, nesse momento ímpar, em que uma segunda mulher assume a Presidência da OAB. Gisela que tem a experiencia de ter sido diretora por seis anos e que com certeza trará para esta gestão todo esse aprendizado, toda essa experiência e todo um grupo que vem com muita vontade de continuar trabalhando em prol da advocacia. Eu tenho certeza que será um excelente mandato”.  



O vice-presidente de Gisela, José Carlos de Oliveira Guimarães, também destacou a experiência de Gisela. "Muita empolgação para trabalhar pela e para a advocacia nesses próximos três anos. É uma chapa com muita renovação e pessoas com muita experiência na OAB. A Gisela vem de secretária-adjunta, depois ela foi vice-presidente nesse mandato. Eu venho de quatro mandatos como presidente estadual, um como conselheiro federal e agora venho como vice-presidente dela”. 

Jackson Coutinho revelou que espera da nova gestão um trabalho de continuidade e de preocupação com a categoria. “A gente espera que ela dê uma continuidade. Melhorar o que estava já sendo feito e quem sabe trazer umas novidades para nós no âmbito da advocacia, do advogado que fica todo dia na lida no Fórum. É isso o que a gente espera dela. Acredito que ela vá fazer isso da melhor maneira possível”. 



Gisela foi eleita no final de novembro com 4.642 votos, o equivalente a 52,2%. Ela comandará a OAB no  triênio 2022 - 2024. A composição da nova diretoria conta também com José Carlos de Oliveira Guimarães na vice-presidência, Fernando Augusto Vieira Figueiredo na secretaria geral; Adriana Paula Tanssini rodrigues Silva na secretaria geral adjunta; e Helmut Flávio Preza Daltro como diretor-tesoureiro. Já a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-MT) será presidida por Itallo Leite, com Clarissa Lopes Dias Malluf Pereira como vice. 
 
Os conselheiros federais eleitos são Cláudia Pereira Braga Negrão, Leonardo Pio da Silva Campos, atual presidente da Seccional, e Ulisses Rabaneda, com os suplentes Ana Carolina Naves Dias Barchet, Mara Yana Barros Samaniego e Stalyn Paniago Pereira.

Imprimir