Imprimir

Notícias / Geral

Acusado de divulgar fake news, Medeiros afirma que reação do MPE é desproporcional e promete acionar CNMP

Da Redação - Arthur Santos da Silva

O deputado federal José Medeiros considera que manifestação do Ministério Público Estadual (MPE) sobre suposta fake news foi uma “reação desproporcional”.  Medeiros foi acusado de divulgar notícia falsa com o objetivo de gerar desconfiança sobre as urnas eletrônicas. Em resposta, parlamentar avisou que vai acionar o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para investigar possível uso político do MP de Mato Grosso.

Leia também 
MP afirma que Medeiros dissemina fake news e aciona PGR para responsabilização criminal

 
Na tarde de quarta-feira (11), o órgão ministerial prometeu representar contra o deputado junto à Procuradoria-Geral da República (PGR) e à Comissão de Ética da Câmara dos Deputados. Motivo da representação seria divulgação de notícia falsa para fazer crer que as urnasutilizadas pela Justiça Eleitoral brasileira não são seguras.
 
Segundo o MPE, Medeiros utilizou uma manifestação da instituição em procedimento investigatório relacionado a uma eleição realizada em dezembro de 2019 pela Associação Beneficente de Saúde dos Militares de Mato Grosso, Hospital Militar.

De acordo com os autos, que se encontram em segredo de justiça e que a pedido do MPE foram declinados da Justiça Militar para a Justiça Comum, foram feitas denúncias de que boletins de urna falsos teriam sido produzidos com o objetivo de fraudar o resultado da eleição da entidade. Os autos, porém, não levantaram qualquer suspeita de problemas no funcionamento da urna eletrônica cedida pela justiça eleitoral e utilizada no pleito.
 
Nota do deputado afirma que a manifestação do Ministério Público configura um cerceamento do exercício do debate político.
 
Nota
 

No momento de discussão nacional  sobre o voto impresso auditável, o deputado federal José Medeiros recebeu a informação sobre um processo de investigação de duplicidade de resultado  no pleito eleitoral da Associação Beneficiente de Saúde dos Militares de Mato Grosso. O processo tramita na Justiça desde 2019. 
 
Ao divulgar a ação e a possível fraude no processo eleitoral, Medeiros foi alvo de uma reação desproporcional e incompreensível por parte do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE-MT), que se manifestou atacando o parlamentar eleito pela população mato-grossense.
 
Diante da situação, que configura um cerceamento do exercício do debate político, o deputado vai acionar o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para investigar o suposto uso político do MP de Mato Grosso.
 
Independentemente do ocorrido, José Medeiros reafirma o seu apreço e respeito pelo Ministério Público e seus membros.
Imprimir