Imprimir

Notícias / Civil

MPF investiga perda de 320 doses da vacina contra o Covid-19 destinadas ao Xingu

Da Redação - Arthur Santos da Silva

O Ministério Público Federal (MPF) abriu inquérito para investigar a perda de 320 doses da vacina contra o Covid-19 destinadas ao Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do Xingu. Documento, assinado pelo procurador da República, Everton Pereira Aguiar Araújo, foi publicado nesta terça-feira (3).

Leia também 
MPF abre inquérito para investigar omissão em morte de cacique da aldeia Aiporé
 

Conforme já noticiado pelo Olhar Direto, o MPF determinou a abertura de investigação para apurar o falecimento do cacique da aldeia Aiporé, Kawaintai'i Kayabi, por Covid-19, em decorrência de suposta omissão no atendimento prestado também pelo Dsei do Xingu.
 
Em junho, o MPF divulgou que 55 mil indígenas foram infectados pela doença e 1094 morreram pela covid-19 no Brasil. Em Mato Grosso, o número de óbitos de indígenas pela doença chegou a 159, afetando 19 povos. No país, 163 povos indígenas foram afetados pela doença. Os dados são da ONG Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).
 
Entre as vítimas do novo coronavírus estão, além de Kawaintai'i Kayabi, a liderança Paresi, Vamdermiro Ferreira de Souza Yamore, que faria 72 anos no dia 25 de agosto, e a liderança Bakairi, Vítor Aurape Peruare, da Aldeia Pakuera, terra indígena Bakairi, em Paranatinga.
Imprimir