Imprimir

Notícias / Civil

Juiz dá 72 horas para MT se manifestar sobre pedido sobre vacinação de servidores

Da Redação - Arthur Santos da Silva

O juiz Bruno D’Oliveira Marques, da Vara Especializada em Ação Cível Pública de Cuiabá, estabeleceu prazo de 72 horas para que o estado de Mato Grosso se manifeste em ação do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso (SINTAP) para tentar garantir a vacinação imediata dos servidores do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA).
 
Leia também 
Sindicato entra com ação para obrigar vacinação de todos os servidores do INDEA


“Com a manifestação ou o decurso do prazo, remetam-se os autos conclusos para análise da tutela de urgência pretendida”, explicou o juiz. Decisão é do dia 10 de junho, quinta-feira.
 
Segundo o sindicato, o instituto faz parte do sistema de vigilância sanitária e seus membros estão inseridos no Plano Nacional de Imunização na qualidade de trabalhadores da saúde.

“Apesar de os trabalhadores da saúde já terem sido vacinados, a Secretária de Saúde do Estado de Mato Grosso insiste em ressaltar que os servidores do INDEA/MT serão vacinados ‘oportunamente’”, diz trecho da ação.

Ainda conforme o sindicato, todos os trabalhadores do INDEA fazem parte do sistema de sanidade sanitária do Estado de Mato Grosso, de forma que a imunização deveria alcançar, conforme lotacionograma, todos os 774 servidores em atividade na autarquia.

“É certo, portanto, que os servidores da Carreira dos Profissionais de Defesa Agropecuária e Florestal do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso - INDEA/MT fazem jus à vacinação, uma vez que são considerados grupo prioritário, sendo que a preterição constitui medida que viola o direito à saúde e à dignidade da pessoa humana”.
 
O SINTAP, pede, liminarmente, que o Estado de Mato Grosso seja compelido a autorizar, determinar ou tomar todas as providências necessárias à efetiva vacinação de todos os servidores do INDEA.
Imprimir