Imprimir

Notícias / Civil

Sindicato entra com ação para obrigar vacinação de todos os servidores do INDEA

Da Redação - Arthur Santos da Silva

O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso (SINTAP) entrou com ação judicial para tentar garantir a vacinação imediata dos servidores do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA).

Leia também 
Justiça marca conciliação em processo de Taques contra conselheiro que o chamou de ‘pigmeu, bandido e crápula’

 
Segundo o sindicato, o instituto faz parte do sistema de vigilância sanitária e seus membros estão inseridos no Plano Nacional de Imunização na qualidade de trabalhadores da saúde.
 
“Apesar de os trabalhadores da saúde já terem sido vacinados, a Secretária de Saúde do Estado de Mato Grosso insiste em ressaltar que os servidores do INDEA/MT serão vacinados ‘oportunamente’”, diz trecho da ação.
 
Ainda conforme o sindicato, todos os trabalhadores do INDEA fazem parte do sistema de sanidade sanitária do Estado de Mato Grosso, de forma que a imunização deveria alcançar, conforme lotacionograma, todos os 774 servidores em atividade na autarquia.
 
“É certo, portanto, que os servidores da Carreira dos Profissionais de Defesa Agropecuária e Florestal do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso - INDEA/MT fazem jus à vacinação, uma vez que são considerados grupo prioritário, sendo que a preterição constitui medida que viola o direito à saúde e à dignidade da pessoa humana”.
 
O SINTAP, pede, liminarmente, que o Estado de Mato Grosso seja compelido a autorizar, determinar ou tomar todas as providências necessárias à efetiva vacinação de todos os servidores do INDEA.

Ação foi distribuída nesta quarta-feira (9).
Imprimir