Imprimir

Notícias / Civil

MP afirma que secretário de Saúde descumpre decisão e pede condenação por improbidade

Da Redação - Arthur Santos da Silva

O promotor de Justiça Marcelo Linhares Ferreira, membro do Ministério Público de Mato Grosso, abriu processo em face do secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, requerendo condenação por improbidade administrativa.

Leia também 
Supremo mantém busca e apreensão contra empresário que comprava dados

 
Segundo os autos, o secretário está descumprindo sentença que, em ação do Ministério Público, determinou a internação de uma dependente química. Decisão é do ano de 2019. Gilberto Figueiredo teria deixado de observar os princípios que norteiam sua atuação pública.
 
“Ao agir assim, o requerido violou o Princípio da Legalidade, Moralidade e Eficiência, ignorou o sistema constitucional e não utilizou sua vasta equipe para localizar solução, ainda que mediante bloqueio judicial”, afirma o promotor.
 
O MPE requereu que seja o requerido notificado para que, querendo, ofereça manifestação por escrito (defesa preliminar), que poderá ser instruída com documentos e justificações, dentro do prazo de 15 dias.
 
Ao final, o MPE requer a procedência da ação para condenar o requerido Gilberto Gomes de Figueiredo nas penas previstas na Lei de Improbidade Administrativa, por violação dos Princípios da Legalidade, Moralidade e Eficiência.

Outro lado

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) esclarece que o referido processo é relativo ao ano de 2019, ocasião em que a pasta esclareceu que a Rede Estadual não conta com uma unidade feminina de tratamento de álcool e outras drogas. Por essa razão, o Estado custeia o tratamento de pacientes mulheres que precisam desta modalidade de serviço, mediante o orçamento de clínicas particulares – o que não foi realizado neste caso, em razão da ausência de inserção dos orçamentos ao processo. 

Atualmente, a SES-MT investe cerca de R$ 14 milhões na ampliação e modernização de unidades voltadas para a Saúde Mental. Contudo, a Secretaria enfatiza que a dificuldade na assistência de pessoas em tratamento de álcool e outras drogas é uma realidade já herdada de outras gestões.
Imprimir