Imprimir

Notícias / Civil

MP alerta sobre venda irregular de terrenos no Coxipó do Ouro e Chapada

Da Redação - Arthur Santos da Silva

O Ministério Público de Mato Grosso (MPE) emitiu alerta informando que pelo menos 15 loteamentos localizados na região do Coxipó do Ouro e no acesso ao município de Chapada dos Guimarães (zona rural de Cuiabá) apresentam algum tipo de irregularidade ambiental.

Leia também 
Polícia Federal pede prazo para concluir inquérito contra Avalone sobre apreensão de dinheiro


O MPE, por meio da coordenação do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente Urbano e Assuntos Fundiários, chama a atenção para o fato “de que muitas pessoas podem ser lesadas por empresários inescrupulosos que apenas se responsabilizam pela instalação dos lotes e depois deixam toda a responsabilidade pela regularização do empreendimento aos moradores”. 

Segundo o promotor de Justiça Carlos Eduardo Silva, é preciso redobrar os cuidados ao adquirir propriedades nos chamados “sítios ou chácaras de recreio”. No ato da compra deve ser exigido do vendedor e do empreendimento documentos e informações como as licenças ambientais (de instalação e operação), licença de construção, habite-se, e, principalmente, o registro no cartório competente do parcelamento (com a especificação dos lotes ou unidades imobiliárias). 

Além de instaurar inquérito para apurar as responsabilidades no âmbito cível, o MPE também requisitou a instauração de inquérito policial para apurar a prática do crime de parcelamento ilegal de solo previsto na Lei 6.766/79 em loteamentos irregulares. Os órgãos ambientais também estão atuando na esfera administrativa e diversos empreendimentos já foram embargados. 

O promotor de Justiça Carlos Eduardo Silva esclarece que a Lei Municipal 1.833/1981 proíbe a implantação de empreendimento de características urbanas, a exemplo dos condomínios.
Imprimir