Imprimir

Notícias / Civil

Gabinete criado por PGR pede esclarecimentos a Mendes sobre discrepância entre número de vacina

Da Redação - Arthur Santos da Silva

O Gabinete Integrado de Acompanhamento da Epidemia de Covid-19 (Giac), vinculado ao Ministério Público Federal (MPF), enviou na quinta-feira (15) ofício ao governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), pedindo esclarecimentos sobre a discrepância entre o número de doses de vacina contra covid-19 enviadas e o total de doses efetivamente aplicadas.

Leia também 
Justiça acata pedido e determina bloqueio de R$ 2,3 milhões por fraudes a mando de deputados


O documento é assinado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, e pela subprocuradora-geral da República Célia Regina Souza Delgado, coordenadora finalística do Giac.

No documento, o Giac aponta que, segundo o Ministério da Saúde, já foram distribuídas ao estado um total de 584.800 doses de vacinas contra a covid-19, mas apenas 395.642 foram aplicadas.

Os dados estão disponíveis no vacinômetro da plataforma LocalizaSus, mantida pelo Ministério da Saúde. Além do total geral, os ofícios relacionam o total enviado e aplicado em cada estado, registrando a diferença nos números.

O documento aponta também que a campanha nacional de vacinação contra a covid-19 começou em 18 de janeiro deste ano, com a distribuição de doses das vacinas produzidas pelo Instituto Butantã e pela Fundação Oswaldo Cruz.

As pautas de distribuição das vacinas às Unidades Federativas, elaboradas e divulgadas pelo Programa Nacional de Imunizações por meio de Informes Técnicos da Campanha, direcionam a quais públicos as doses devem ser destinadas. O prazo para resposta ao Giac é de dez dias.
Imprimir