Imprimir

Notícias / Civil

MPE investiga contrato na Seduc para assinatura de jornal em nome de 495 escolas

Da Redação - Arthur Santos da Silva

O promotor de Justiça Célio Fúrio, membro do Ministério Público de Mato Grosso (MPE), abriu investigação contra a secretária Marioneide Angélica Kliemaschewsk para apurar contrato de R$ 297 mil firmado entre a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e o jornal A Gazeta, propriedade do empresário João Dorileo Leal.

Leia também 
Juiz aumenta para R$ 209 mil fiança de pai de adolescente que matou amiga em condomínio

 
Portaria de abertura do inquérito civil é do dia 17 de julho. Conforme o documento, contrato versa sobre fornecimento de jornal regional impresso e digital, com distribuição de segunda a sexta-feira, para 495 unidades escolares do Estado de Mato Grosso. A duração do contrato foi de 12 meses.
 
O MPE requereu cópia de todo o processo administrativo que decidiu pela dispensa de licitação, devendo conter solicitação de aquisição, justificativa da necessidade e eventuais pareceres, estudos técnicos e termo de referência.
 
Fúrio quer ainda cópia de todos os processos de liquidação de despesa, contendo notas fiscais, atestados de recebimento e eventuais relatórios de fiscalização.
 
A investigação busca apurar possíveis atos  atos de improbidade administrativa.

Outro lado

Sobre o contrato para assinatura de jornal, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informa:
- O processo de contratação dos serviços iniciou em 2017. Após passar por todos os trâmites legais, o contrato foi assinado em 2018 com duração de 12 meses. Porém, não foi efetuado pagamento por esta secretaria, porque os serviços não foram executados pela empresa de acordo com o previsto no contrato. Diante da situação, a fiscal do contrato não atestou os pagamentos e notificou a empresa. 
- A Seduc reitera que não houve qualquer dano ao erário público, porque a irregularidade foi identificada pela própria secretaria, não ocorrendo o pagamento por inexecução do serviço conforme contrato. Além disso, este processo está sendo apurado administrativamente por esta Secretaria.
- Todas as informações serão prestadas ao Ministério Público Estadual, dentro do prazo legal.
Imprimir