Imprimir

Notícias / Eleitoral

TRE completa 80 anos e lança livro sobre a Justiça Eleitoral

Da Assessoria/TRE-MT

Autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário se reúnem nesta sexta-feira, 9 de novembro, para comemorar os 80 anos da Justiça Eleitoral de Mato Grosso. A solenidade, que terá início às 9 horas, será conduzida pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Rui Ramos Ribeiro, acompanhado pelo governador Silval Barbosa, pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rubens de Oliveira e demais autoridades. 

Com papel relevante na formação da cidadania, durante os últimos 80 anos a Justiça Eleitoral mato-grossense vem aperfeiçoando seus sistemas eleitorais com o objetivo de garantir aos cidadãos o direito de expressar livremente sua vontade política por meio do voto.

Livro conta a história da Justiça Eleitoral

Na solenidade comemorativa desta sexta-feira o Tribunal lançará, com sessão de autógrafos, o livro “Evolução Histórica da Justiça Eleitoral Mato-Grossense de 1932 a 2012”.

O livro relata a trajetória da Justiça Eleitoral no Estado. Dentre outros fatos históricos, a obra mostra os reflexos em Mato Grosso da Constituição de 1937, que extinguiu a Justiça Eleitoral, aboliu os partidos existentes e suspendeu as eleições livres; os primeiros presidentes após o restabelecimento da Justiça Eleitoral; os avanços conquistados em cada gestão até a chegada da total informatização das eleições com a urna biométrica, em 2012.

O livro reflete o comprometimento do Tribunal Eleitoral em preservar a história da democracia em Mato Grosso, trabalho iniciado em 2008 com o lançamento do projeto de recuperação e organização de seu acervo documental e histórico.

Uma das fases desse projeto foi concretizado com a instalação do Memorial da Justiça Eleitoral Mato-Grossense, criado para oferecer aos visitantes a possibilidade de conhecer e compreender a evolução histórica da Justiça Eleitoral no Brasil e no Estado e sua efetiva participação no processo democrático do país.

A solenidade de comemoração dos 80 anos da Justiça Eleitoral será realizada na Casa da Democracia, anexo ao prédio do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso.
Imprimir