Imprimir

Notícias / Geral

Reclamação no STF pede que secretário tenha estabilidade no serviço público anulada

Da Redação - Arthur Santos da Silva

O Ministério Público (MPE) protocolizou reclamação contra decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) que supostamente desrespeitou determinação para declarar nula estabilidade de Juares Silveira Samaniego no serviço público.

Leia também
Senado se manifesta por perda de mandato de Selma; parlamentar tenta impedir posse de Fávaro

 
Samaniego, estabilizado como oficial de Justiça no Fórum de Cuiabá, atualmente desenvolve a função de secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.
 
A reclamação, impetrada no Supremo Tribunal Federal (STF), afirma que o ministro Edson Fachin  entendeu por bem em 2019 reconhecer  que Juares Silveira Samaniego não faz jus à estabilidade no cargo.
 
Após retorno da decisão de Fachin ao Tribunal de Justiça, o Ministério Público emitiu sete manifestações pela necessidade de se dar cumprimento à decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal.
 
Ocorre que o Tribunal de Justiça citou um segunda decisão, datada de 2013, em que o ministro Dias Tofolli negou seguimento a um recurso extraordinário que visava anular reintegração do servidor. Conforme o TJMT, prevalece a decisão monocrática mais antiga.
 
Após a manifestação do Tribunal de Justiça, o Ministério Público protocolizou a reclamação, explicando que as duas decisões monocráticas tratam de assuntos diferentes.
 
"Requer o Ministério Público do Estado de Mato Grosso seja julgada procedente a presente reclamação, restabelecendo-se a soberania das decisões deste Colendo Supremo Tribunal Federal, para que seja determinada a imediata exoneração do servidor Juares Silveira Samaniego, uma vez que este não faz jus à estabilidade excepcional", finalizou.
 
O ministro já determinou que todas as partes se manifestem na reclamação. Em contato com o Olhar Jurídico, Juares Silveira Samaniego afirmou que a decisão de Dias Tofolli reconhece sua estabilidade como servidor Público atuante há 35 anos. Ainda segundo o atual secretário municipal, a decisão de Tofolli, por ser mais antiga, anula a decisão de Edson Fachin.
Imprimir