Imprimir

Notícias / Criminal

Por maioria, Conselho de Justiça Militar manda soltar tenente denunciado por dois assassinatos e adulteração de armas

Da Redação - Vinicius Mendes

O Conselho de Justiça Militar, da 11ª Vara Criminal Especializada da Justiça Militar, determinou a soltura do tenente da Polícia Militar Cleber de Souza Ferreira, que havia sido preso na deflagração da Operação Coverage, que investiga um esquema de adulteração de dados de uma arma utilizada em sete crimes de homicídio (quatro tentados e três consumados) praticados pelo grupo de extermínio investigado na Operação Mercenários.

Outros militares que também foram presos na operação já haviam obtido liberdade e com base nisso a defesa do tenente pediu a extensão do benefício.
 
Leia mais:
PM preso por facilitar entrada de celulares na PCE é investigado por execuções na ‘Operação Mercenários’
 
A “Operação Coverage” visou cumprir mandados por crimes de organização criminosa armada, obstrução de justiça, falsidade ideológica e inserção de dados falsos em sistema de informação. Na ocasião foram presos os tenentes Cleber de Souza Ferreira e Thiago Satiro Albino, o sargento Berison Costa e Silva e os tenentes coronéis Marcos Eduardo Ticianel Paccola e Sada Ribeiro Parreira.
 
A arma de Cleber teria sido usada em sete homicídios praticados pelo grupo de extermínio investigado na Operação Mercenários. O tenente Cleber, inclusive, responde por dois homicídios que são investigados nesta operação.

Uma audiência da Coverage foi realizada nesta quarta-feira (13) na 11ª Vara Criminal. A defesa do tenente Cleber pediu extensão do benefício já obtido pelos demais denunciados na operação. Por maioria o Conselho de Justiça Militar decidiu conceder liberdade ao tenente, mediante imposição de cautelares. O único voto contrário foi do juiz Marcos Faleiros da Silva.
 
O caso
 
O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (21), uma operação com o objetivo de cumprir quatro mandados de prisão contra oficiais da Polícia Militar, em Cuiabá.
 
As informações iniciais apontam para uma suposta venda ilegal de armas por parte dos acusados. De acordo com informações apuradas pela reportagem do Olhar Direto, são alvos o tenente-coronel Marcos Eduardo Paccola, tenente Cleber Ferreira, tenente Thiago Satiro e o tenente-coronel Sada Ribeiro Parreira. O PM Ferreira foi alvo no último dia 25 de junho de uma operação conjunta que levou à prisão envolvidos com um esquema que garantia a entrada de celulares na Penitenciária Central do Estado (PCE).
 
 
Imprimir