Imprimir

Notícias / Geral

Ministra solicita informações da AL e Governo em ADIN contra novas normas do RGA

Da Redação - Vinicius Mendes

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), requisitou à Assembleia Legislativa de Mato Grosso e ao governador do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), informações, a serem prestadas no prazo de dez dias, na ação direta de inconstitucionalidade (ADI) proposta contra as mudanças na concessão da Revisão Geral Anual (RGA) aos servidores de Mato Grosso.
 
Leia mais:
Deputado move ação para derrubar projeto que suspendeu RGA e cobra apoio do Judiciário
 
A ação foi proposta pela Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) em decorrência da aprovação do projeto de leis que regulamenta novos critérios na concessão da Revisão Geral Anual (RGA) e condiciona o pagamento da recomposição ao incremento de novas receitas no caixa do Estado.
 
No último dia 13 de março a ação direta de inconstitucionalidade foi distribuída à Ministra Rosa Weber e nesta terça-feira (26) ela requisitou informações à ALMT e ao governador Mauro Mendes.
 
“Nos termos do art. 12 da Lei 9.868/1999, requisitem-se informações à Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, ao Governador do Estado do Mato Grosso, a serem prestadas no prazo de dez dias. Após, dê-se vista à Advocacia-Geral da União e à Procuradoria- Geral da República, sucessivamente, no prazo de cinco dias", decidiu a ministra.
 
Aprovação na ALMT
 
Atualmente, conforme o texto aprovado em janeiro, a concessão da RGA e de aumentos salariais está vedada quando houver extrapolamento dos limites máximos das despesas com pessoal, ressalvadas exclusivamente as promoções e progressões de carreira. Dentro dessas condições, caso não haja “folga” no caixa do Estado e a recomposição siga “congelada”, o Governo deverá rediscutir o assunto em 2021.
 
O projeto de lei foi um dos que mais causou tensão dentre os textos do chamado ‘Pacto por Mato Grosso’ e levou centenas de servidores a ocupar os corredores da Assembleia Legislativa.
 
A referida emenda foi definida através de um acordo firmado entre os deputados e os servidores na noite do último dia 23 de janeiro. O projeto da RGA foi aprovado por 14 votos a favor e 8 contrários.
Imprimir