Imprimir

Notícias / Eleitoral

Candidato que jogar santinhos nas ruas será preso, diz TRE

Da Redação - Julia Munhoz

 Os candidatos ou cabos eleitorais flagrados jogando santinhos ou outro material de propaganda nos arredores de locais de votação de Cuiabá e Várzea Grande, na véspera da eleição, serão conduzidos ao cadeião e poderão responder a processo criminal, informou a Justiça Eleitoral de Mato Grosso.

Segundo a assessoria do TRE-MT, a determinação consta de uma portaria conjunta assinada pelos juízes responsáveis pela propaganda eleitoral em Cuiabá e Várzea Grande e regulamenta nos dois municípios a Campanha Cidade Limpa, cujo slogam é “Candidato que joga santinho na rua não respeita a sua cidade”.

Conforme consta na portaria, equipes de fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral farão varredura nas duas cidades, para garantir o cumprimento da determinação. Este trabalho será reforçado pela atuação, em especial durante toda a noite anterior ao dia da eleição, pelas polícias Federal, Militar e Civil.

A distribuição de santinhos e panfletos é permitida até as 22 horas do dia 6 de outubro, véspera da eleição. Após esse período, na tentativa de influenciar o eleitor indeciso no dia do pleito, os candidatos jogam os restos do material de campanha na porta dos locais de votação, poluindo ruas, escolas e demais prédios públicos. Esta prática, nefasta para a população, já ficou conhecida como “chuva de santinhos”.

O objetivo da campanha Cidade Limpa é conscientizar candidatos, partidos e coligações sobre a necessidade de se cumprir as regras da propaganda, no dia do pleito, evitando-se que o material de sobra de campanha se converta em elemento nocivo ao meio ambiente e à saúde pública.

Candidatos devem entregar resto de campanha no TRE

Os candidatos, representantes das coligações e partidos políticos com representação nos dois municípios devem entregar toda a sobra do material de campanha, consistente em panfletos, santinhos e assemelhados, no prédio do Tribunal Regional Eleitoral, localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Bairro Bosque da Saúde, Cuiabá-MT.

O Tribunal receberá o material durante todo o dia da véspera das eleições, sobretudo entre as 22h01 às zero hora do sábado, 6 de outubro de 2012, por meio de um funcionário de plantão localizado na entrada do prédio.

As informações são da assessoria do TRE-MT.

Imprimir