Imprimir

Notícias / Ambiental

Justiça determina que 800 famílias do MST desocupem fazenda de diretor da Amaggi

Da Redação - Patrícia Neves

Por determinação judicial, as cerca de 800 pessoas  que ocupam a fazenda Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Jaciara (a 120 km de Cuiabá) desde o dia 13 de julho, desocupem a área de mais de dois mil hectares. A decisão, que foi comunicada oficialmente na data de hoje, 5 de agosto, é da juíza Adriana Sant’anna Coningham, da Vara Especializada de Direito Agrário.  A propriedade pertence a Waldemir Ival Loto um dos diretores do grupo Amaggi.

Leia Mais:
Proprietário de fazenda invadida pelo MST reitera uso para pecuária e afirma cumprir função social
Justiça e MST discutem ocupação de fazenda na quinta-feira; 800 pessoas estão no local


Ao Olhar Direto, uma das coordenadoras estaduais do MST, Idalice Rodrigues, pontuou que a ordem de reintegração não especifica prazo específico para que as famílias deixem o local. “Nós vamos tentar recorrer. Até porque a situação não mudou. Nossos advogados estudam as medidas que podemos adotar. As famílias que lá estão não tem para onde ir. O Incra não resolveu em nada a situação”, reclama.

Ela ainda pondera que a Prefeitura de Jaciara passou a ofertar transporte escolar para a criançada. “Também recebem assistência à saúde, mesmo que de forma precária”. As famílias que encontram-se ocupando uma parte da área são das cidades de Campo Verde e Jaciara. O MST solicitou à Justiça que a área fosse destinada a reforma agrária durante audiencias realizadas na semana passada.

O proprietário da área, em nota à imprensa, ratifica que a propriedade foi adquirida em 2010 e desenvolve atividade de pecuária. Frisa que a propriedade de terras cumpre com sua função social e informa que não existe processo instaurado visando a desapropriação do imóvel rural para a sua destinação a reforma agrária. “A referida propriedade não se enquadra nas hipóteses legais que autorize a sua destinação para fins de reforma agrária”, diz trecho do documento.

 
Imprimir