Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Geral

JUDICIÁRIO PARALISADO

Servidores do TJMT iniciam greve nesta segunda-feira por tempo indeterminado

Foto: Reprodução

Fórum de Cuiabá

Fórum de Cuiabá

Inicia ao meio dia desta segunda-feira (13) a greve anunciada pelo Sindicato dos Servidores do Judiciário de Mato Grosso (Sinjusmat). O Poder Judiciário de Mato Grosso possui cerca de 5,5 mil servidores, o movimento grevista deve manter apenas 30% do efetivo atuando, conforme rege a legislação.

Perri considera paralisação dos servidores precipitada; movimento inicia na segunda-feira

A decisão de paralisar as atividades foi motivada pela insatisfação com a contraproposta apresentada pela presidência TJMT, que não atende as reivindicações da categoria.

A principal exigência o dos servidores é quanto ao cumprimento da lei que instituiu o Sistema de Desenvolvimento de Carreira e Remuneração (SDCR). Com ele, a categoria teria direito a um aumento de aproximadamente 30%, o que representa cerca de R$ 1 mil.

O Sinjusmat está organizando uma grande manifestação na Capital, segundo o presidente Rosenwal Rodrigues. A data prevista para a manifestação é a próxima quinta-feira (16). Servidores do interior devem se deslocar para Cuiabá em caravanas. O objetivo é mostrar a população os motivos da paralisação.

Ao Olhar Jurídico o sindicalista revelou que o indicativo de greve foi lançado há mais de 60 dias, como as negociações não evoluíram a categoria decidiu cruzar os braços. "A greve inicia nesta segunda-feira e não tem data para acabar. Estamos abertos para negociação, mas a paralisação se tornou inevitável. A greve não é obrigação é um direito", destacou.

O presidente do TJMT, o desembargador Orlando Perri, por meio de nota, manifestou que considera extemporânea a decisão Sinjusmat em deflagrar greve geral no decorrer de uma negociação. Perri garantiu que embora esteja no comando do TJMT há pouco mais de dois meses, tem realizado constantes reuniões com membros das entidades representativas dos servidores.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet