Olhar Jurídico

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Geral

TJMT sob nova direção

Perri assume presidência e anuncia concurso para juízes e servidores

Foto: TJMT

Perri assume presidência e anuncia concurso para juízes e servidores
Eleito presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) para o biênio 2013/2015, o desembargador Orlando Perri, que inicia nesta sexta-feira (1) sua gestão anunciou como principais metas à frente do Judiciário Estadual, o fortalecimento da primeira entrância da justiça. Segundo ele, TJMT há muito tempo se inscreve entre os mais produtivos e mais ágeis do país, entretanto, não se pode dizer o mesmo da justiça de primeiro grau.

“A justiça de primeiro grau será minha prioridade. O Tribunal de Justiça há muito tempo se inscreve entre os mais produtivos e mais ágeis do país, entretanto, não podemos dizer o mesmo de nossa justiça de primeiro grau, que temos que reconhecer que, segundo dados do próprio Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conta com altíssimos índices de congestionamento. Então a nossa prioridade será justamente o primeiro grau de jurisdição onde nossos problemas são maiores”, anunciou.

Advogados apresentam a Orlando Perri problemas sobre mandados
Sinjusmat aponta gestão de Rubens como a melhor em 15 anos

Por mês, cada juizado cível especial chega a receber 1.200 novas ações. Essa demanda cai para 700 processos novos quando se fala em criminal. Por conta disso, uma das metas de Perri é a nomeação do restante dos juízes aprovados no último concurso. Ao todo são 5. Além disso, ele anunciou também que pretende abrir ainda este ano concurso para novos magistrados e servidores.

“Começaremos por nomear o restante dos juízes aprovados no último concurso. Ao todo são 5. Pretendemos abrir ainda este ano concurso para novos magistrados, também para servidores, trabalharmos com terceirização, verificarmos a situação dos estagiários, enfim, um dos grandes problemas de estrutura de funcionamento do primeiro grau de jurisdição é a falta de juízes e falta de servidores”, exemplificou.

Sobre as expectativas de sua gestão, Perri disse não tem a pretensão de resolver de todos os problemas do Judiciário. “Vamos trabalhar para solucionar na medida do possível, se não todos, pelo menos uma boa parte dos problemas. Evidentemente que nós não temos a pretensão de solucionar todos os problemas do Judiciário que são enormes e muitos deles seculares. Haveremos certamente de deixar grandes, novos e velhos problemas ao nosso sucessor. O problema do Judiciário não acaba nunca, mas temos que fazer as nossas prioridades, ver quais são as maiores necessidades e enfrentar essas dificuldades”, finalizou.

Ao lado de Perri, tomam posse os desembargadores Márcio Vidal (vice-presidente) e Sebastião Moraes Filho (corregedor-geral da Justiça).


Currículos

Presidente - Orlando de Almeida Perri nasceu em Cuiabá e atualmente tem 56 anos. Ingressou em 1975 na faculdade de direito Eurípedes Soares da Rocha, em Marília/SP, transferindo posteriormente sua matrícula para a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá. Concluiu seus estudos jurídicos em 1979 e em 1983 foi aprovado em primeiro lugar no concurso público para Juiz Substituto do Estado de Mato Grosso. Por merecimento, em 22 de agosto de 1994 foi promovido a desembargador do TJMT. Atualmente, está cursando doutorado pela Universidade Católica de Santa Fé, na Argentina.


Vice-presidente - O desembargador Márcio Vidal nasceu em Cuiabá em 20 de novembro de 1957. Na capital mato-grossense graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em 1982. É especialista em Direito Público pela Universidade Estácio de Sá (Rio de Janeiro), mestre em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino (Buenos Aires), em fase de tese. Seu ingresso na magistratura deu-se em 12 de dezembro de 1985. Foi promovido ao cargo de desembargador por merecimento em janeiro de 2005 e atualmente exerce a função de corregedor-geral da Justiça (2011-2013).


Corregedor-geral da Justiça - O desembargador Sebastião de Moraes Filho nasceu em Nossa Senhora do Livramento, no dia 27 de novembro de 1950. Concluiu o curso de Direito em 1973, na então Fundação Universidade Federal de Mato Grosso (FUFMT). Foi aprovado no concurso para juiz de Direito do Poder Judiciário de Mato Grosso em 1984. Exerceu a magistratura de Primeiro Grau como juiz de Direito por quase 20 anos. Em 7 de janeiro de 2005 foi promovido a desembargador.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet