Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política de Classe

na frente

Marcus Vinícius Coêlho é favorito na eleição da OAB

Foto: Reprodução

Marcus Vinícius Coêlho é favorito na eleição da OAB
O atual secretário geral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Furtado Coêlho, é o favorito para vencer a eleição para presidente da instituição marcada para o dia 31 de janeiro. Segundo apurou o Olhar Jurídico, ele tem votos em 22 seccionais. O atual vice-presidente do Conselho Federal, Alberto de Paula Machado, teria votos em 16 das 26 seccionais. Ou seja: poucas seccionais votariam hoje "fechadas" com um dos candidatos à sucessão de Ophir Cavalcante

Em síntese, se se confirmar este quadro, a eleição deste ano pode ser uma das mais disputadas da história da instituição. Machado registrou sua chapa n último dia de 2012 e Furtado Coêlho no dia 21 de dezembro. Para registrar a chapa é necessário o apoio de, no mínimo, seis das 27 seccionais do país. Por ironia, o último presidente eleito em uma disputa com duas chapas foi Ophir Filgueiras Cavalcante (1989 a 1991), pai do atual mandatário da OAB, Ophir Cavalcante Junior.

O colégio eleitoral da OAB é formado 81 conselheiros federais que representam os 26 Estados da Federação, mais o Distrito Federal, farão a escolha por voto secreto. Para ser eleito, é preciso ter apenas a maioria simples do colegiado. A sessão será presidida pelo decano dos conselheiros federais.

A chapa denominada “OAB Independente, Advogado Valorizado”, liderada por Marcus Vinicius, é composta por Cláudio Pacheco Prates Lamachia (vice-presidente), Cláudio Pereira de Souza Neto (secretário-geral), Cláudio Stábille Ribeiro (secretário-geral adjunto) e Antônio Oneildo Ferreira (tesoureiro).

Encabeçada por Alberto de Paulo, a chaoa “OAB Ética e Democrática” tem ainda como diretores Miguel Ângelo Cançado (vice-presidente), Raimundo Ferreira Marques (secretário-geral), Guilherme Octavio Batochio (secretário-geral adjunto) e Ercílio Bezerra de Castro Filho (diretor-tesoureiro).

Mais informações em instantes
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet