Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

MAIS UM ESQUEMA?

MPF acusa Henry de pagar doméstica com dinheiro da Câmara

Foto: Reprodução

MPF acusa Henry de pagar doméstica com dinheiro da Câmara
O Ministério Público Federal (MPF) ofereceu denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado federal Pedro Henry (PP-MT) por peculato. Conforme a denúncia, ele nomeou Maria José da Silva Santos para o cargo de secretária parlamentar para desviar recursos públicos.

De acordo com o MPF, Maria José recebia a remuneração paga com dinheiro público mas não exercia as atividades de secretária no gabinete na Câmara, pois atuava como empregada doméstica na casa do parlamentar mato-grossense, em Brasília (DF).

Maria José declarou à Câmara que morava em Formosa (GO), cidade próxima a Brasília, e, por isso, acabou recebendo também auxílio-transporte, segundo o MPF. Inquérito foi instaurado inicialmente para apurar suposta prática de estelionato por parte de Maria José em relação ao auxílio-transporte.

STF rejeita recurso de Henry contra condenação e mantém penas
Advogado de Henry diz ter "fato novo" para pedir revisão criminal

O MPF concluiu que Henry desviou, em proveito próprio e de Maria José, a quantia referente à remuneração do cargo de secretária parlamentar, além do benefício para transporte. O esquema teria durado de 5 de setembro de 2001 a 12 de dezembro de 2011.

A empregada também foi denunciada ao STF e poderá responder a processo por peculato e também por falsidade ideológica. Atualmente, a remuneração de um secretário parlamentar varia entre um salário mínimo e R$ 8 mil.

Relatora do inquérito no STF, a ministra Rosa Weber determinou, em despacho no último dia 20, a notificação dos denunciados para que eles apresentem resposta à denúncia, protocolada no início deste mês.

O Olhar Jurídico tentou contato com o deputado, com a assessoria dele e com o advogado dele, mas não obteve êxito. Henry enfrenta outros inquéritos e processos judiciais. No ano passado, foi condenado à prisão e ao pagamento de multa no julgamento do mensalão por peculato e lavagem de dinheiro.


Atualizada às 11h30.


Leia outras notícias no Olhar Jurídico

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet