Olhar Jurídico

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Criminal

TENTATIVA DE HOMICÍDIO

Habeas corpus que tenta trancar ação penal contra Filadelfo não entra na pauta do TJ

Foto: Olhar Jurídico

Habeas corpus que tenta trancar ação penal contra Filadelfo não entra na pauta do TJ
Não entrou na pauta da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) o julgamento do mérito do habeas corpus de nº 42617/2013, impetrado pela defesa do empresário Filadelfo dos Reis Dias, que tenta arquivar a ação penal na qual o empresário é acusado ser mandante da tentativa de assassinato contra o seu ex-sócio, o empresário Valdinei Mauro de Sousa.

O advogado Ulisses Rabaneda, que faz parte do time de advogados que representa Filadelfo Dias, esteve na sessão dessa quarta-feira (11). O advogado Hélio Nishiyama, que faz a defesa de Valdinei Souza, também esteve na sessão.

A assessoria do Tribunal informou ao Olhar Jurídico que o pedido de providências impetrado por Nishiyama, que questiona a forma sigilosa que correm os habeas corpus impetrados por Filadelfo e os demais réus da referida ação penal, é analisado pela corregedoria.

Tribunal de Justiça julga habeas corpus que tenta trancar ação penal contra Filadelfo

Conforme o site já informou, Filadelfo é acusado pelo Ministério Público do Estado (MPE) de ter contratado pistoleiros para executarem o empresário Valdinei Mauro de Sousa, seu ex-sócio. O atentado ocorreu em abril de 2012, na ocasião, o empresário Wanderlei Torres, da Construtura Trimec, estava na caminhonete blindada que foi cravada de balas. A ação penal tramita na Primeira Vara Criminal de Várzea Grande.

A reportagem teve acesso ao HC, que corre em segredo de Justiça. No papel timbrado do escritório do desembargador aposentado Paulo Lessa, vários outros advogados que atuam na causa, pedem o trancamento total da denúncia feita pelo Ministério Público.

No habeas corpus assinado por Lessa, ele faz no início, um resumo do caso. No documento, Lessa sustenta que a ordem de trancamento merece ser concedida porque não há nenhum indício nos autos que ligue Filadelfo com os tiros disparados contra a caminhonete de Valdinei.

Em decisão liminar o relator do processo, o desembargador Rondon Bassil Dower Filho, determinou a suspensão do andamento processual e determinou a devolução dos objetos apreendidos durante as buscas e apreensões feitas nas propriedades de Filadelfo.

Na decisão, o desembargador determinou a suspensão da ação até que sejam realizadas as transcrições gravações telefônicas, são mais de 3 mil horas de conversa, que foram interceptadas pela autoridade policial à época do inquérito que apurou o crime.

“Em decorrência ao acolhimento da diligência da transcrição das gravações, requeridas neste writ, é necessária suspensão do andamento processual com relação ao paciente. Até serem juntadas aos autos as referidas transcrições, registrando que devem se restringir aos trechos em que o nome do paciente é citado”, diz trecho da decisão proferida pelo desembargador.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet