Olhar Jurídico

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cursos e Concursos

Enfam promove segunda edição do Curso sobre Improbidade Administrativa

Os magistrados que não conseguiram participar da primeira edição do Curso sobre Improbidade Administrativa, devido à grande procura, já podem clicar aqui e efetuar a inscrição. A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo (Enfam) está oferecendo 200 vagas para a segunda edição do curso a distância, que será ministrada a partir de 3 de junho e terá duração de quatro semanas.

Surgida a partir de acordo de cooperação entre a Enfam e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a capacitação tem o objetivo de viabilizar o cumprimento da Meta 18 do Poder Judiciário, estabelecida em novembro do ano passado: julgar, até o final deste ano, todas ações de improbidade administrativa distribuídas antes de 31 de dezembro de 2011. Segundo dados do CNJ divulgados nesta segunda-feira (20), 45% da Meta 18 já foi atingida – foram julgadas pouco mais de 16 mil ações em um universo de cerca 35,4 mil.

A primeira edição do curso, cuja parte teórica foi encerrada em 17 de maio, superou todas as expectativas da Enfam: foram 420 inscrições, mais que o dobro da previsão inicial, além de inúmeros pedidos de fora da magistratura, que não puderam ser atendidos. Desta vez, as 200 vagas estarão divididas em duas turmas.

Mais confiança

“A primeira edição do curso foi um sucesso absoluto. A qualidade da capacitação correspondeu à procura acima do esperado. Já estamos sentindo a magistratura mais confiante e segura para proceder ao julgamento das ações”, explicou o juiz auxiliar da Enfam, Ricardo Chimenti, que foi um dos idealizadores e tutores da qualificação.

Chimenti ressaltou que a nova edição do curso seguirá o mesmo modelo da anterior. “O projeto pedagógico previu uma qualificação minuciosa que abarcasse os principais pontos que levavam ao arquivamento ou ao não julgamento das ações de improbidade. Faremos apenas pequenos ajustes com base nos diálogos que mantivemos com os alunos”, disse.

Além dessa segunda edição, a Enfam abrirá outras turmas do curso em agosto e ainda realizará oficinas de trabalhos que permitam aos magistrados colocar os ensinamentos em prática. “Nosso objetivo é capacitar quantos juízes for possível. O cumprimento da Meta 18 é essencial para se acabar com a sensação de impunidade daqueles que praticam ilícitos contra a administração pública. Sem contar que o julgamento das ações de improbidade é essencial para que a Lei da Ficha Limpa tenha a efetividade esperada nas eleições de 2014”, afirmou o juiz auxiliar da Enfam.

A capacitação

O II Curso sobre Improbidade Administrativa é resultado do trabalho elaborado por um grupo de cinco magistrados, todos especialistas em direito público e processo civil, que formataram a capacitação sob a coordenação de Ricardo Chimenti. A qualificação é dividida em quatro módulos.

O primeiro módulo foi estruturado pelo juiz de direito Luís Manuel Fonseca Pires, do Tribunal de Justiça de São Paulo. A unidade aborda o cenário de construção da improbidade administrativa, definindo o ilícito e sua autonomia constitucional. Também serão conceituados os sujeitos praticantes da irregularidade, os agentes políticos e os demais responsáveis jurídicos – convênios, consórcios, terceiro setor e parceiros privados.

O segundo módulo, que trata dos atos de improbidade administrativa em si, foi elaborado pelo juiz de direito Manoel Cavalcante de Lima Neto, do TJ de Alagoas. O conteúdo da unidade inclui o controle de atos e fatos administrativos e a respectiva tipificação como improbidade; a questão do dolo e da culpa e o concurso de infrações.

Sanções e procedimentos

O juiz Marcos de Lima Porta, também do TJ paulista, foi o conteudista do terceiro módulo, que aborda a questão das sanções aplicáveis aos atos de improbidade. A unidade trata das espécies sancionatórias, da dosimetria e da proporcionalidade. Também abordará a prescrição e a decadência.

O módulo quarto foi elaborado pelo juiz auxiliar Ricardo Chimenti e pela juíza federal Salise Monteiro Sanchonete, da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul. Essa unidade versa sobre o processo judicial relativo aos atos de improbidade administrativa.

Os magistrados abordam temas como o devido processo legal e a validade da prova para o processo judicial; prerrogativa de foro; prevenção, conexão e tutelas de evidência; defesa prévia, juízo de admissibilidade e instrução probatória; desmembramento do processo, a sentença e as inelegibilidades decorrentes das condenações.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet