Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cursos e Concursos

Corregedoria retoma projeto Poder Judiciário na Escola em agosto

A Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT) retoma nesta quarta-feira (1 de agosto) o Projeto Poder Judiciário na Escola, desenvolvido com o objetivo de levar o conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do sistema judicial aos alunos das escolas municipais e estaduais. A programação terá início às 15 horas na Escola Municipal Maximiano Arcanjo da Cruz, localizada no Bairro Santa Laura, em Cuiabá. Neste mês, 241 estudantes de três instituições de ensino serão beneficiados.

O encontro desta quarta-feira ocorrerá com 65 estudantes do sexto ano, divididos em duas salas de aulas. O tema da primeira palestra será ‘A Organização Judiciária e seus Membros’, com sub-temas que englobam os Três Poderes, A Justiça e a Polícia, Os Caminhos da Justiça e O Promotor de Justiça. Os assuntos serão abordados pela juíza auxiliar da Corregedoria, Helena Maria Bezerra Ramos, e pela juíza auxiliar da Segunda Vara de Família e Sucessões de Cuiabá, Célia Regina Vidotti.

O segundo tema será ‘Conhecendo Alguns dos Nossos Direitos e Deveres’, com os seguintes sub-temas: Nossos Direitos, Cidadania, A Solidariedade é a Solução, Cidadão Brasileiro, Política é Coisa Boa e Conhecendo Meus Direitos. As palestras serão proferidas pelo juiz designado para o Juizado Especial da Fazenda Pública de Cuiabá, Aristeu Dias Batista Vilella, e pela juíza auxiliar da vice-presidência do Tribunal de Justiça, Edleuza Zorgetti.

“Este ano readequamos a programação para seguirmos o modelo já desenvolvido pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Fizemos o inverso de 2011 e entregamos primeiro as cartilhas para os professores trabalharem o conteúdo em sala de aula e agora vamos realizar as palestras”, explica a juíza Helena Maria, coordenadora do projeto.

Os alunos receberam a Cartilha Justiça em Quadrinhos, que conta de maneira didática e com linguagem simples o funcionamento da Justiça, e a publicação Brasilzinho, que trata sobre questões de cidadania. Os exemplares das duas publicações foram cedidos pela AMB.

O Projeto Poder Judiciário na Escola atende à meta 4 de 2011 do Conselho Nacional de Justiça que se tornou contínua e determina a implantação nas escolas ou em qualquer espaço público de pelo menos um programa de esclarecimento sobre funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário.

Neste mês de agosto, além da Escola Maximiano Arcanjo da Cruz, as palestras serão realizadas nas Escolas Municipais Francisco Pedroso da Silva e Floriano Bocheneki, sendo que esta última instituição de ensino foi o piloto do projeto em 2011.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet