Olhar Jurídico

Domingo, 16 de novembro de 2025

Notícias | Política de Classe

​Vaga de desembargadora

Mulher mais votada ao ‘Quinto’, Jamille destaca 'trajetória retilínea' e avisa: ‘agora é uma nova eleição’

11 Out 2025 - 14:13

Da Reportagem Local - Pedro Coutinho/ Da Redação - Lucas Bólico

Foto: Olhar Direto

Mulher mais votada ao ‘Quinto’, Jamille destaca 'trajetória retilínea' e avisa: ‘agora é uma nova eleição’
Mulher mais votada para a lista sêxtupla da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Mato Grosso, Jamille Alves Adamczyk destacou a própria trajetória que a conduziu até esse momento, fez homenagens ao pai e avisou que agora começa uma ‘nova eleição’, referindo-se à próxima etapa do processo de escolha, momento em que os seis nomes mais votados pela categoria são submetidos ao Tribunal de Justiça, que reduzirá a lista a três nomes enviados para o governador Mauro Mendes (União) homologar o escolhido que assumirá a vaga de desembargador aberta com a aposentadoria de Luiz Ferreira da Silva.

 
Leia mais:
"É uma sensação incrível e um estímulo", diz Ricardo Almeida, o mais votado da OAB entre os homens para lista sêxtupla

“Eu acho que isso é a concretização da minha história. Quando eu entrei para ser candidata do Quinto [Constitucional], acho que eu fui das últimas mulheres que tomou a decisão de entrar. E aí fui muito questionada sobre o porquê entrar, mas eu acho que a minha história já me trazia até aqui. Eu sou advogada desde 2009, sou professora há mais de 12 anos de graduação, pós-graduação, professora de formação de Polícia Militar, sou mestre em direito pela UFMT. Então toda a minha trajetória, minha capacidade técnica e também a minha vivência enquanto gente, eu acho que me alçou até esse momento”, comemorou.
 
 
Jamille foi a mais bem colocada entre as mulheres, com 37 votos, em uma disputa com paridade de gênero (a lista sêxtupla tem três advogados e três advogadas) e com a maior participação feminina da história, o que, na visão da advogada, é uma razão a mais para comemorar o apoio conquistado.
 
“Participar pela primeira vez, sendo a mulher mais votada do pleito, no primeiro Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça de Mato Grosso onde nós temos mais mulheres do que homens concorrendo, é muito significativo porque eu inclusive já tenho quase uma década de serviço prestado dentro da OAB e participei dessa construção da participação feminina dentro da gestão, dentro da política de ordem”.
 
Homenagem ao pai
 
A advogada ainda rendeu uma homenagem ao pai em seu discurso. “Artilheira não sou eu. O artilheiro é o meu pai, o Zequinha, que é ex-jogador profissional do Dom Bosco. Então eu sempre convivi com esporte, especialmente com futebol, dentro de casa. Então a minha fala ali foi fazendo uma referência e uma homenagem ao meu pai. Eu acho que da mesma forma que eu tive uma trajetória limpa, que eu fiz uma campanha na lisura, retilínea, eu vou fazer isso da mesma forma dentro do tribunal, porque o que eu tenho para oferecer é minha capacidade técnica e a minha história”, declarou à imprensa.
 
 
Os três homens mais votados foram Ricardo Almeida, com 32 votos, (considerado favorito e próximo ao governador Mauro Mendes, Dalto Passari, com 29 votos, e Sebastião da Costa Júnior, com 27 votos.
 
Entre as mulheres, a mais votada foi Jamille Alves Adamczyk, com 37 votos, seguida por Juliana Zaffino, que obteve 36 votos, e Michelle Regina Dorileo, com 32 votos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet