Olhar Jurídico

Domingo, 16 de novembro de 2025

Notícias | Geral

LISTA SÊXTUPLA PARA O TJ

Candidato próximo ao governador é o mais votado entre os homens; Jamille fica em primeira na lista feminina

10 Out 2025 - 14:17

Da Redação - Arthur Santos da Silva e Rodrigo Costa | Do Local - Pedro Coutinho

Foto: Judite Rosa - OAB-MT

Candidato próximo ao governador é o mais votado entre os homens; Jamille fica em primeira na lista feminina
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) realizou, nesta sexta-feira (10), a sessão pública de arguição e escolha da lista sêxtupla destinada ao preenchimento de vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) pelo Quinto Constitucional.


Leia também 
Oswaldo Cardoso desiste de disputa por vaga de desembargador; OAB-MT realiza hoje votação da lista sêxtupla


20h35 - Escolhidos

Lista masculina - O advogado Ricardo Gomes Almeida foi o mais votado entre os homens para a lista sêxtupla da OAB-MT, com 32 votos. Considerado favorito e próximo ao governador Mauro Mendes, ele lidera a chapa masculina. Completam a relação Dauto Passare, com 29 votos, e Sebastião da Costa Júnior, com 27 votos.

Helmut Flávio  teve 26 votos, Stalyn Paniago 20 votos e Jackson Coutinho 18 votos. 

Lista feminina - Entre as mulheres, a mais votada foi Jamille Alves Adamczyk, com 37 votos, seguida por Juliana Zaffino, que obteve 36 votos, e Michelle Regina Dorileo, com 32 votos.

Os demais resultados na votação feminina foram: Nivia Najara Fornari (3 votos), Daniela Marques Echeverria (2 votos), Dinara de Arruda Oliveira (1 voto), Cibelly de Jesus Amaral (1 voto), Selma de Arruda (nenhum voto) e Dione Maranhão Almeida (nenhum voto).

19h53 - Encerramento de apresentações e arguições e inicio da votação

Após mais de 3 horas, foram encerradas as apresentações e arguições dos candidatos. Durante esse período, 21 advogados se apresentaram e responderam às perguntas da mesa. Ao todo, concorrem 21 candidatos, sendo 12 mulheres e 9 homens. Agora, se inicia o processo de votação.

16h45 - Apresentação dos candidatos 

Os 21 candidatos à lista sêxtupla, composta por 12 mulheres e 9 homens, estão participando de arguições de apresentação. Cada candidato tem 6 minutos no total, sendo 3 minutos para sua apresentação e o tempo restante para responder às perguntas da mesa. 

Esta é a primeira vez na história da eleição da OAB que o número de mulheres supera o de homens. A expectativa é que a votação seja finalizada até às 20h

A escolha seguirá a paridade de gêneros, destacando três advogados e três advogadas. O resultado da votação eletrônica será divulgado imediatamente. A disputa é pela vaga deixada pelo desembargador Luiz Ferreira da Silva, que se aposentou.

A sessão foi aberta às 13h pela presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, na sede da Seccional em Cuiabá, obedecendo aos ritos do Provimento 102/2004 e da Resolução 500/2025.

A pauta inclui:

Julgamento de três pedidos de impugnação e um recurso;

Leitura da relação de candidatos inscritos;

Sorteio da ordem de arguição;

Nomeação da comissão de arguição, formada por três conselheiros seccionais titulares.

Após as arguições, a votação ocorrerá de forma eletrônica, com o sistema exibindo em tempo real os votos de cada conselheiro. Para ser eleito, o candidato deve obter metade mais um dos votos. Caso não haja definição na primeira rodada, poderão ser realizados até quatro escrutínios, conforme previsto no Provimento 102/2004.

Ao final, a presidente declarará o resultado, lendo a lista sêxtupla, composta por três homens e três mulheres, que será enviada ao TJMT. O Tribunal reduzirá a lista a três nomes, e o governador homologará o escolhido que assumirá a vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional.

 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet