A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) realizou, nesta sexta-feira (10), a sessão pública de arguição e escolha da lista sêxtupla destinada ao preenchimento de vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) pelo Quinto Constitucional.
Lista masculina - O advogado Ricardo Gomes Almeida foi o mais votado entre os homens para a lista sêxtupla da OAB-MT, com 32 votos. Considerado favorito e próximo ao governador Mauro Mendes, ele lidera a chapa masculina. Completam a relação Dauto Passare, com 29 votos, e Sebastião da Costa Júnior, com 27 votos.
Helmut Flávio teve 26 votos, Stalyn Paniago 20 votos e Jackson Coutinho 18 votos.
Lista feminina - Entre as mulheres, a mais votada foi Jamille Alves Adamczyk, com 37 votos, seguida por Juliana Zaffino, que obteve 36 votos, e Michelle Regina Dorileo, com 32 votos.
Os demais resultados na votação feminina foram: Nivia Najara Fornari (3 votos), Daniela Marques Echeverria (2 votos), Dinara de Arruda Oliveira (1 voto), Cibelly de Jesus Amaral (1 voto), Selma de Arruda (nenhum voto) e Dione Maranhão Almeida (nenhum voto).
19h53 - Encerramento de apresentações e arguições e inicio da votação
Após mais de 3 horas, foram encerradas as apresentações e arguições dos candidatos. Durante esse período, 21 advogados se apresentaram e responderam às perguntas da mesa. Ao todo, concorrem 21 candidatos, sendo 12 mulheres e 9 homens. Agora, se inicia o processo de votação.
16h45 - Apresentação dos candidatos
Os 21 candidatos à lista sêxtupla, composta por 12 mulheres e 9 homens, estão participando de arguições de apresentação. Cada candidato tem 6 minutos no total, sendo 3 minutos para sua apresentação e o tempo restante para responder às perguntas da mesa.
Esta é a primeira vez na história da eleição da OAB que o número de mulheres supera o de homens. A expectativa é que a votação seja finalizada até às 20h
A escolha seguirá a paridade de gêneros, destacando três advogados e três advogadas. O resultado da votação eletrônica será divulgado imediatamente. A disputa é pela vaga deixada pelo desembargador Luiz Ferreira da Silva, que se aposentou.
A sessão foi aberta às 13h pela presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, na sede da Seccional em Cuiabá, obedecendo aos ritos do Provimento 102/2004 e da Resolução 500/2025.
A pauta inclui:
Julgamento de três pedidos de impugnação e um recurso;
Leitura da relação de candidatos inscritos;
Sorteio da ordem de arguição;
Nomeação da comissão de arguição, formada por três conselheiros seccionais titulares.
Após as arguições, a votação ocorrerá de forma eletrônica, com o sistema exibindo em tempo real os votos de cada conselheiro. Para ser eleito, o candidato deve obter metade mais um dos votos. Caso não haja definição na primeira rodada, poderão ser realizados até quatro escrutínios, conforme previsto no Provimento 102/2004.
Ao final, a presidente declarará o resultado, lendo a lista sêxtupla, composta por três homens e três mulheres, que será enviada ao TJMT. O Tribunal reduzirá a lista a três nomes, e o governador homologará o escolhido que assumirá a vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real,clique aqui
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.