Olhar Jurídico

Domingo, 16 de novembro de 2025

Notícias | Geral

vaga no TJMT

Oswaldo Cardoso desiste de disputa por vaga de desembargador; OAB-MT realiza hoje votação da lista sêxtupla

Foto: reprodução

Oswaldo Cardoso desiste de disputa por vaga de desembargador; OAB-MT realiza hoje votação da lista sêxtupla
O advogado Oswaldo Cardoso desistiu da disputa por uma vaga na lista sêxtupla da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) destinada ao preenchimento do cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). A decisão foi informada nesta sexta-feira (10), data em que ocorre a sessão pública de arguição e votação para escolha dos seis nomes que integrarão a lista.


Leia também:
Justiça rejeita ação de Abilio Brunini contra filiado do PT e reconhece crítica política como liberdade de expressão


A sessão está marcada para as 13h, na sede da OAB-MT, em Cuiabá, e será conduzida pela presidente da instituição, Gisela Cardoso. A votação ficará a cargo dos conselheiros seccionais titulares e seguirá os ritos estabelecidos no Provimento 102/2004 e na Resolução 500/2025.

Assim como no último processo seletivo, a escolha respeitará a paridade de gênero, com a indicação de três advogados e três advogadas. O resultado será divulgado imediatamente após o término da votação eletrônica. A vaga em disputa é a deixada pelo desembargador Luiz Ferreira da Silva, que se aposentou.

Antes da votação, o Conselho Seccional julgará três pedidos de impugnação e um recurso. Na sequência, será lida a relação dos candidatos definitivamente inscritos e realizado o sorteio da ordem de arguição.

A comissão de arguição, composta por três conselheiros seccionais titulares, será nomeada no início da sessão. Após as sabatinas, os conselheiros votarão de forma eletrônica, com o sistema exibindo em tempo real os votos de cada membro.

Para garantir a eleição, o candidato ou candidata deverá obter metade mais um dos votos dos conselheiros presentes. Caso não haja definição na primeira rodada, poderão ocorrer até quatro escrutínios, conforme o regulamento.

Ao final, a presidente da OAB-MT declarará o resultado oficial, com a leitura da lista sêxtupla — três nomes masculinos e três femininos — que será encaminhada ao TJMT. O Tribunal, por sua vez, formará uma lista tríplice, que será enviada ao governador do Estado, responsável pela escolha final do novo desembargador, pelo critério do Quinto Constitucional.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet