Olhar Jurídico

Quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Notícias | Civil

obrigações firmadas

MPF instaura procedimento para fiscalizar cumprimento de TAC sobre desmatamento

Foto: Ilustração

MPF instaura procedimento para fiscalizar cumprimento de TAC sobre desmatamento
O Ministério Público Federal (MPF), por meio da procuradora da República Luisa Astarita Sangoi, instaurou em 26 de setembro de 2025 a Portaria nº 75, que abre um Procedimento Administrativo (PA) destinado a acompanhar o cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em ação sobre desmatamento ilegal na Amazônia.


Leia também 
Justiça recebe recurso de defesa de ex-procurador da ALMT acusado de homicídio; suspensão de prazo é negada


O TAC foi homologado em uma Ação Civil Pública (ACP) movida pelo MPF em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) contra Olavo Demari Webber e Victor Antunes de Oliveira e Silva, responsabilizados pelo desmatamento de floresta primária em um imóvel rural no município de Cláudia. A infração ambiental foi detectada em 2017 pelo sistema PRODES, que monitora o desmatamento por satélite.

Segundo o MPF, o Procedimento Administrativo terá prazo inicial de um ano e é considerado essencial para garantir a fiscalização continuada das obrigações firmadas no acordo judicial. O órgão destacou em despacho que o PA é “o instrumento próprio da atividade-fim destinado a acompanhar o cumprimento das cláusulas de TAC; acompanhar e fiscalizar, de forma continuada, políticas públicas e instituições; apurar fato que enseje a tutela de interesses individuais indisponíveis; bem como embasar outras atividades não sujeitas a inquérito civil”.

Com a instauração do procedimento, a procuradora determinou a realização de diligências para verificar se os compromissos assumidos pelos responsáveis pelo desmatamento estão sendo efetivamente cumpridos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet