A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta quinta-feira (11) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado.
Leia também
Abilio garante que Bolsonaro 'bateu martelo' para apoio a Mendes e Medeiros ao Senado; Janaina estaria descartada
A pena foi definida após o colegiado entrar na fase de fase da dosimetria das penas depois da condenação dos oito réus da trama golpista.
Por 4 votos a 1, os ministros condenaram o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.
A maioria dos réus foi condenada a mais de 20 anos de prisão em regime fechado.
Apesar da definição do tempo de condenação, Bolsonaro e os demais réus não vão ser presos imediatamente. Eles ainda podem recorrer da decisão e tentar reverter as condenações. Somente se os eventuais recursos forem rejeitados, as prisões poderão ser efetivadas.
Além disso, os condenados não devem ficar em presídios comuns. Oficiais do Exército têm direito à prisão especial, de acordo com o Código de Processo Penal (CPP). O Núcleo 1 tem quatro militares do Exército, um da Marinha e dois delegados da Polícia Federal, que também podem ser beneficiados pela restrição.
Confira as penas definidas para os condenados:
- Jair Bolsonaro – ex-presidente da República: 27 anos e três meses;
- Alexandre Ramagem - ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) - 16 anos, 1 mês e 15 dias de prisão;
- Almir Garnier - ex-comandante da Marinha - 24 anos de prisão;
- Anderson Torres - ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal - 24 anos de prisão;
- Augusto Heleno - ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional - 21 anos de prisão;
- Mauro Cid - ex-ajudante de ordens da Presidência e delator da trama golpista - até 2 anos de prisão em regime aberto (acordo de colaboração premiada);
- Paulo Sérgio Nogueira - ex-ministro da Defesa - 19 anos de prisão;
- Walter Souza Braga Netto - ex-ministro da Casa Civil - 26 anos de prisão.