O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) elegeu Serly Marcondes Alves como presidente da Corte. Pleito ocorreu em sessão nesta quarta-feira (14). O desembargador Marcos Machado foi eleito vice-presidente. A composição foi escolhida após acordo entre Machado e Serly.
Leia também
Justiça determina cumprimento de condenação contra Paccola e avaliação sobre perda de cargo na PM
Em sessão administrativa de oito de maio, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) havia determinado, por unanimidade, que o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) realizasse novas eleições para os cargos de presidente e vice-presidente do Regional, observando as regras constitucionais, legais e uma resolução do próprio TSE.
Os ministros anularam a eleição do Plenário do TRE que, em 29 de abril, elegeu o desembargador Marcos Henrique Machado para ocupar a Presidência do TRE de Mato Grosso no biênio 2025/2027.
Ao votar no processo administrativo, a relatora, ministra Isabel Gallotti, ressaltou que a desembargadora Serly Marcondes Alves, que havia sido reconduzida pelo Plenário do TRE ao cargo de vice-presidente e corregedora regional, somente estava apta a concorrer à eleição para a Presidência do Regional.
A ministra destacou que as normas legais impedem tanto a recondução quanto a reeleição de presidente e vice-presidente de Tribunal Eleitoral para o mesmo cargo. “Ou seja, o único cargo para o qual a requerente está apta a concorrer na referida eleição é o de presidente do TRE”.