O juiz Márcio Aparecido Guedes, da 1ª Vara Cível da capital, concedeu a recuperação judicial do Grupo Transrápido Sinal Verde, conglomerado que atua no setor de logística e transporte em todo Mato Grosso, e que busca renegociar passivo de R$ 4,5 milhões junto aos credores. Dentre as razões que culminaram na crise do grupo destacam-se ações de apreensão, crise no agronegócio, alta nos preços e a pandemia. Decisão é da última quinta-feira (13).
Leia mais:
Acusado de atuar como lobista no TJ e no Judiciário nacional, empresário ameaça suicídio e é transferido da PCE
A empresa, que possui mais de 20 anos de mercado, alegou ter enfrentado dificuldades financeiras nos últimos anos devido ao aumento dos custos operacionais, crise no agronegócio e impactos econômicos decorrentes da pandemia de COVID-19. Segundo os autos, a receita do grupo caiu cerca de 35% nos últimos anos, afetando o cumprimento de suas obrigações financeiras.
Além disso, os custos com os financiamentos de parte dos veículos da frota frente à queda do faturamento, tornaram-se praticamente insustentáveis, com as obrigações vencendo a cada dia.
Como a crise resultou no inadimplemento de algumas obrigações financeiras, os credores do conglomerado ajuizaram diversas ações e negativaram a empresa, incluindo uma busca e apreensão movida pelo Banco Volkswagen S/A, que resultou na apreensão de veículos essenciais às operações.
Constatando a capacidade de soerguimento, bem como o preenchimento de todos os requisitos legais previstos na Lei n. 11.101/2005, o magistrado decidiu deferir o pedido de recuperação.
Com a decisão, Guedes suspendeu por 180 dias todas as ações e execuções contra a empresa, permitindo que ela continue operando enquanto elabora um plano de reestruturação financeira. Além disso, foi nomeada como administradora judicial a empresa Gláucia Albuquerque Brasil, que acompanhará o andamento do processo.
O juiz também determinou que a Transrápido Sinal Verde apresente um plano de recuperação judicial no prazo de 60 dias. Caso isso não ocorra, o processo poderá ser convertido em falência. Durante esse período, a empresa está autorizada a manter suas atividades sem a necessidade de apresentação de certidões negativas.
A recuperação judicial tem como objetivo viabilizar a continuidade da empresa e garantir o cumprimento de suas obrigações com credores, funcionários e parceiros comerciais. O Grupo Transrápido Sinal Verde é responsável pelo transporte de pneus, peças para máquinas agrícolas e automotivas, além de equipamentos industriais, atendendo clientes em Mato Grosso e outras regiões do país.