Olhar Jurídico

Quinta-feira, 27 de março de 2025

Notícias | Civil

INQUÉRITO INSTAURADO

MPF investiga recondução de diretores em escolas quilombolas de MT

Foto: Reprodução

MPF investiga recondução de diretores em escolas quilombolas de MT
O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil para investigar a aplicação de regras sobre a recondução de diretores em escolas quilombolas. Portaria foi publicada no diário do último dia 7, assinada pela Procuradora da República Vanessa Zago Ribeiro Scarmagnani.


Leia mais: Hotel de luxo no Pantanal comprova todas as licenças ambientais e MPF arquiva inquérito

A investigação foca na legalidade da Portaria n. 1.402/2023/GS/SEDUC/MT, que aparentemente dificulta a recondução de diretores quilombolas. A medida surge após a Secretaria de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT) não acatar a recomendação do MPF para priorizar candidatos quilombolas na direção dessas escolas. 

O MPF busca determinar se essa portaria viola a Convenção 169 da OIT, que trata dos direitos de povos indígenas e tribais. 

O objetivo é garantir que a gestão das escolas quilombolas esteja alinhada com as normas que asseguram a representatividade e os direitos dessas comunidades tradicionais.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet