Olhar Jurídico

Sábado, 25 de janeiro de 2025

Notícias | Administrativo

TECNOLOGIA NO JUDICIÁRIO

Gabinete do Desembargador Saboia zera processos com auxílio inovador de I.A

Foto: Reprodução

Gabinete do Desembargador Saboia zera processos com auxílio inovador de I.A
O gabinete do desembargador Luiz Octávio O. Saboia Ribeiro, comunicou nesta sexta-feira (29), que zerou os processos no gabinete com auxílio de I.A. Entre 29 de fevereiro e 29 de novembro, o gabinete recebeu mais de 3.500 processos, a conclusão dos processos ocorreu 10 dias antes do previsto.


Leia mais: Após servidor perder mais de 250% do salário para bancos, juiz proíbe o desconto de consignados

Ainda no comunicado, o gabinete do Desembargador Luiz Octávio O. Saboia Ribeiro, informou que agora vai trabalhar somente com a demanda do dia, feito inédito se tratando de uma câmara que trabalha com direito público.

"Esse resultado foi alcançado em todos os órgãos nos quais o Desembargador atua/atuou: 3ª Câmara de Direito Público e Coletivo, Seção, Turmas Reunidas de Direito Público e Câmara Temporária. Durante os últimos meses, na 2ª Câmara e na Câmara Temporária, realizamos um esforço concentrado, finalizando o julgamento de todo o acervo em menos de 90 dias, superando o prazo estipulado e cumprindo o julgamento de mais de 600 processos por relator." Declara o gabinete em nota.

Além de agradecer os esforços feitos pelos órgãos responsáveis, é seus respectivos funcionários, o gabinete ainda destacou a importância da modernização do gabinete.

"Quando um gabinete se moderniza e se conecta com suas próprias necessidades, ele se torna mais adaptável, criativo e eficiente para implementar melhorias internas e alcançar resultados superiores. Essas mudanças vão além das paredes do gabinete – impactam diretamente o jurisdicionado, entregando uma justiça mais ágil, humana e alinhada às demandas da sociedade moderna." Diz o gabinete.

Esse resultado não aconteceu por acaso. Ele é fruto de uma comunhão de esforços jurídicos, gestão estratégica, tecnologia, inovação e design, todos organizados em torno de um propósito comum: garantir uma atuação eficiente, adaptável e colaborativa.

O Projeto GRIDE foi peça fundamental nessa conquista. O GRIDE é uma nova operação de gabinete que vai além da atuação jurídica tradicional, integrando uma operação experimental baseada na validação contínua de hipóteses. Algumas das hipóteses testadas ao longo do ano foram essenciais para o sucesso da #OperaçãoZeraGabinete, ajudando a atuar de maneira mais assertiva, colaborativa, adaptável, estratégica e organizada.

Durante a #OperaçãoZeraGabinete, algumas hipóteses validadas ao longo do ano no Projeto GRIDE tiveram impacto direto nos resultados. Confira os principais exemplos:


Gestão: A otimização no envio e correção de votos por meio de um novo fluxo de trabalho garante organização e aumento da produtividade.

Dados & Tecnologia:

O uso de inteligência artificial generativa (LLMs) e AssistentesGPTS personalizados criados pelo Desembargador auxilia na elaboração de minutas e aumenta a produtividade em 60%.

A priorização de processos de forma estratégica, utilizando os painéis do Qlik, melhora nossa capacidade de direcionar esforços.

Inovação & Design:

Conduzir pesquisas com os assessores para identificar suas necessidades e desafios no uso de inteligência artificial generativa possibilita desenvolver capacitações personalizadas que atendam diferentes níveis de experiência.

A personalização de ferramentas de gestão do conhecimento em nuvem facilita a revisão e a melhoria de prompts e assistentes GPT's do Gabinete, otimizando a qualidade do conteúdo gerado por I.A.

Estrutura: A colaboração, comunicação e integração entre o Desembargador, os assessores jurídicos, a chefia de gabinete e a assessoria de inovação permite que a operação seja executada de forma alinhada e eficiente, comprovando o impacto de um trabalho conjunto.

Os AssistentesGPTs são prompts (comandos) desenvolvidos e configurados previamente pelo próprio Desembargador Saboia, utilizando a plataforma ChatGPT. Eles facilitam tarefas como a elaboração de textos jurídicos, otimizando o tempo e garantindo conformidade. Um exemplo é o Assistente de Ementa, que auxilia na criação de ementas já alinhadas ao padrão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), trazendo eficiência e consistência ao trabalho jurídico.

A equipe do Gabinete é composta pelo Desembargador Luiz Octávio O. Saboia Ribeiro, pelos Assessores Jurídicos e Voluntários: Vanessa Saragiotto, Luiz Otavio Marques, Karina Oliveira, Caio Castro, Thamires Silva, Loiva Bischoff, Leandro Araújo, Talita Bischoff e Gabriel Tadano; pela Chefe de Gabinete Hellen Graciosa; e pela Assessora de Inovação Eduarda Perdigão Coura.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet