Juiz Moacir Rogério Tortato, da 1ª Zona Eleitoral, declinou competência e determinou que a 51ª Zona Eleitoral de Cuiabá adote providência em representação em face do ex-secretário de estado, Luís Carlos Oliveira Nigro. Alvo fez postagem em seu Instagram sugerindo a morte do presidente Lula (PT).
Leia também
ALMT pede extinção de processo ou modulação de efeitos para manter Max Russi como presidente eleito
Conforme relatado, Nigro teria publicado em seu perfil no Instagram a frase "Eu quero o Lula nas urnas!", acompanhada de imagem de caixões.
O Ministério Público Eleitoral sustenta que tal publicação, ao associar urna e morte, exorbita o direito à manifestação, configurando propaganda eleitoral com conteúdo incitador de ódio, o que poderia macular o ambiente democrático, comprometendo a liberdade de escolha do eleitorado e ameaçando a condução pacífica do processo eleitoral.
Em observância à Resolução nº 2.430/2020, que disciplina a competência material dos Juízos Eleitorais nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis, Tortato alertou que compete ao Juízo da 51ª Zona Eleitoral processar e julgar questões de natureza criminal atinentes a crimes eleitorais e delitos comuns conexos.
“Diante do exposto, reconheço a incompetência absoluta deste Juízo e determino o declínio de competência em favor do Juízo da 51ª Zona Eleitoral de Cuiabá, para onde deverão ser encaminhados os autos, a fim de que adote as providências que entender cabíveis”.