Olhar Jurídico

Terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Notícias | Eleitoral

perseguição jurídica

Abilio processa cantora cuiabana que publicou contra candidatura; artistas viram alvo do bolsonarista

Foto: Reprodução

Abilio processa cantora cuiabana que publicou contra candidatura; artistas viram alvo do bolsonarista
O juiz Moacir Tortato, da 1ª Zona Eleitoral, deferiu liminar determinando que a cantora Karola Nunes remova publicações questionando a conduta do deputado federal e candidato à Prefeitura de Cuiabá, Abilio Brunini (PL). Conforme os autos, as publicações ligam Abilio a discussão sobre casos de pedofilia. No segundo turno da eleição ao Palácio Alencastro, é a segunda ação de Abilio contra artistas. Conforme noticiado pelo Olhar Jurídico, a campanha do bolsonarista processou digital influencer de São Paulo que tratou sobre o mesmo tema.


Leia também 
Motorista que matou família em ultrapassagem irregular tem prisão mantida pelo STJ

 
Na ação, advogados de Abilio afirmaram que as publicações trazem trechos descontextualizados de uma participação do podcast Tudo Menos Política. Ainda conforme processo, “Abilio nunca falou que é a favor da pedofilia, tampouco defendeu sexo com crianças”.
 
Processo argumentou que a publicação é irregular e ofensiva, causando sérios prejuízos ao candidato, “na medida em que, a representada, faz deduções acerca do candidato da Coligação, utilizando de ofensas e descontextualização dos fatos, em suas redes sociais”.
 
Em sua decisão, Tortato considerou que a manutenção do conteúdo nas redes sociais tem potencial para influenciar negativamente o processo eleitoral, comprometendo a integridade e a igualdade de condições entre os candidatos.
 
“Estamos diante de uma eleição em segundo turno, em que a disputa se torna ainda mais acirrada, e a disseminação de informações distorcidas pode prejudicar de forma significativa o resultado do pleito, afetando a imagem do candidato e a decisão consciente do eleitorado”, argumentou o magistrado.
 
Juiz concedeu liminar determinando que Karola Nunes remova, imediatamente, no prazo de 24 horas, as publicações realizadas em sua conta no Instagram, sob pena de multa diária no valor de R$ 5 mil, em caso de descumprimento.
 
Liminar impede ainda que Karola publique “conteúdos que descontextualizem tais falas do candidato Abílio Brunini ou que contenham insinuações ofensivas e inverídicas”, sob pena de multa no valor de R$ 30 mil por nova infração.
 
Digital influencer

Somente no segundo turno das eleições, em que Abilio disputa com Lúdio Cabral (PT), é a segunda ação do candidato do PL contra artistas.
 
No dia 11 de outubro, o juiz Moacir Tortato deferiu liminar determinando remoção de conteúdo veiculado no Instagram e no TikTok por influencer do estado de São Paulo identificada como Bispa Cráudia. 
 
Segundo os autos, a influencer veiculou vídeo em suas redes sociais afirmando que Abilio está em Brasília para fazer deboche e atrapalhar as sessões. Mesma publicação aponta Lúdio Cabral (PT), concorrente de Abilio, como médico e cientista. Vídeo apresenta ainda recortes com falas de Abilio sobre violência sexual contra mulheres, aborto e estupro.
 
Em sua decisão, Tortato salientou que é vedada a utilização, na propaganda eleitoral, qualquer que seja sua forma ou modalidade, de conteúdo fabricado ou manipulado para difundir fatos descontextualizados com potencial para causar danos ao equilíbrio do pleito ou à integridade do processo eleitoral.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet