Em pouco mais de um mês, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, a advocacia mato-grossense escolherá os gestores da instituição para o triênio 2025 a 2027. Pela primeira vez, a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT) irá realizar o pleito de modo online, com o intuito de alcançar todo o Estado, e o presidente da Comissão Eleitoral, Joaquim Felipe Spadoni, informa que todas as regras, incluindo o prazo para o pedido de registro de chapas, que termina na próxima sexta-feira, dia 18 de outubro, ou seja, daqui a uma semana, constam em
edital já disponível desde o dia 4/10, no site oficial da OAB-MT.
Leia mais:
Corregedor dá 15 dias para desembargadores prestarem informações no CNJ sobre processo envolvendo fazenda de R$ 80 mi
Spadoni explica que a OAB-MT está fazendo ampla divulgação sobre quem está apto ao voto e como votar.
"Para votar, o advogado deve estar com a inscrição regular perante a instituição, ou seja, que significa estar com a inscrição ativa, e em dia com suas obrigações financeiras, até o dia 18 de outubro ".
No site e no Instagram institucional, constam diversas publicações referentes ao pleito, com telefones e e-mails em caso de dúvidas.
"A advocacia poderá votar usando o certificado digital ou com login e senha/PIN de Votação, através de um computador ou do próprio celular, onde quer que esteja. Se optar pelo PIN de Votação, precisa conferir no sistema se seus dados cadastrais estão atualizados, porque a senha vai chegar, para o acesso ao voto, via celular ou e-mail. Apesar de ser um novo formato, este será um processo bem simples e seguro, todas as medidas estão sendo tomadas para uma eleição inovadora e a empresa que irá realizar o pleito tem vasta expertise".
Caso por alguma razão o advogado ou a advogada não consiga votar online, poderá ir à sua Subseção, na cidade onde mora ou nas proximidades, ou ainda à Seccional, onde haverá uma mesa urna. Mas, mesmo nesses locais, os mesários irão orientar o voto online também.
Spadoni ressalta que a eleição na OAB-MT é um evento de grande importância, que se equipara à influência que a organização tem na sociedade. "A Ordem dos Advogados em Mato Grosso tem 91 anos de serviços prestados à advocacia e à sociedade, então sua eleição repercute na mesma proporção de sua relevância".
A Comissão Eleitoral das Eleições da OAB-MT 2024 é composta pelos advogados Joaquim Felipe Spadoni (Presidente), Murillo Barros da Silva Freire (Vice-Presidente) e Vanessa Cristina de Abreu Sperandio (Membro Títular). Como membros suplentes: Laura Gabrielly Gomes Gonçalves de Souza, Alessandra de Holanda Tanigut e Hugo Victor Teixeira dos Reis.
Confira aqui orientações para registro de chapa