A desembargadora Serly Marcondes Alves desistiu de concorrer à vice-presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Com a renúncia, a única inscrita para o cargo, Nilza Maria Pôssas de Carvalho deverá se tornar a nova vice da Corte Estadual, que tem como candidatos à presidência Gilberto Giraldelli e José Zuquim Nogueira. A eleição ocorrerá nesta quinta-feira (10), às 13h30, e apenas os desembargadores votam.
Leia mais:
Giraldelli reforça consenso caso eleito presidente do TJ e destaca que a Corte precisa retomar a confiança da sociedade
Serly deixou de concorrer ao TJMT visando se candidatar à presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), corte que ela atualmente atua como vice-presidente e corregedora. A atual presidente é a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, no biênio 2023/25.
Com a renúncia, Nilza Maria Pôssas se tornou a única candidata à vice do TJMT e, com isso, ela deverá assumir o cargo.
A presidência da Corte é disputada por Gilberto Giraldelli e José Zuquim Nogueira. Além de presidente e vice, os magistrados escolherão o novo Corregedor-Geral de Justiça, que tem como candidatos Rui Ramos Ribeiro e Mário Roberto Kono de Oliveira.
A sessão de eleição ocorrerá às 13h30, de forma híbrida. A eleição será realizada por meio de sistema eletrônico de votação, por voto secreto.
Lista tríplice do MP
Na mesma sessão, os seis nomes enviados pelo Ministério Público para preenchimento da vaga deixada por Paulo da Cunha, que ingressou na corte pelo Quinto Constitucional como membro ministerial, serão reduzidos para três. Os desembargadores formarão uma lista tríplice do MP para concorrer ao cargo.
Em reunião extraordinária realizada no dia 16 de setembro, o Conselho Superior do Ministério Público definiu a lista sêxtupla dos membros que concorrerão à vaga de desembargador referente ao quinto constitucional da instituição ministerial. A escolha foi feita pelo voto dos integrantes do CSMP, sendo escolhidos os mais votados e, nos casos de empate, observado o critério de antiguidade.
O resultado final da votação foi o seguinte: 1º - Procuradora de Justiça Eunice Helena Rodrigues de Barros (8 votos); 2º - Promotora de Justiça Lindinalva Correia Rodrigues (8 votos); 3º - Procuradora de Justiça Sasenazy Soares Rocha Daufenback (8 votos); 4º - Promotor de Justiça Wesley Sanchez Lacerda (8 votos); 5º - Promotora de Justiça Valnice Silva dos Santos (7 votos); 6º - Promotora de Justiça Ana Luíza Peterlini de Souza (6 votos).
A lista foi encaminhada ao Tribunal de Justiça, que escolherá, por meio de votação entre os desembargadores, os três nomes que serão submetidos ao governador do Estado, a quem cabe, por fim, definir quem será o novo desembargador do Poder Judiciário de Mato Grosso pelo quinto constitucional do Ministério Público de Mato Grosso.