Nesta sexta-feira (6), 15 aprovados no concurso da Defensoria Pública receberam uma ligação da defensora pública-geral Luziane de Castro e do primeiro subdefensor público-geral, Rogério Borges de Freitas com um recado muito aguardado: a nomeação para o cargo de Defensor Público.
Leia também
Justiça Eleitoral condena aliado de Kalil a excluir vídeos contra chapa de Flávia e Zaeli
A publicação com a nomeação será feita no Diário Oficial da próxima segunda-feira (9). A partir da publicação, os nomeados, que tomarão posse no início de outubro, passarão por Curso de Preparação para Ingresso na Carreira, organizado pela Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), e então, darão início aos trabalhos nas comarcas a serem definidas pela Administração Superior.
Além da formação inicial, ao longo de todo o estágio probatório os defensores passarão por novas capacitações.
“É uma forma de tornar mais humanizado esse momento, que é extremamente importante. Além da humanização, é a demonstração de acolhimento com o candidato que passou por um processo tão difícil de uma seleção, como é o concurso para defensor público. Então receber essa ligação dos principais gestores do órgão dando essa importante notícia, que chamamos de notícia dos sonhos, é um momento mágico e o objetivo principal é que esse colega, que na maioria das vezes é de outra localidade, eles já sintam essa sensação de acolhimento desde o primeiro momento, já que eles vêm integrar a instituição e a gente tem a expectativa que eles realizem um importante trabalho na DPEMT”, contou Luziane.
Esse é mais um passo da instituição em seu objetivo de crescer e chegar a toda a população do estado. No início de 2024 a DPEMT conseguiu estar em todas as comarcas de Mato Grosso e o trabalho continua para ser feito cada vez com mais excelência.
“Estou muito feliz, esperei muito por isso, é uma emoção muito grande poder fazer parte da Defensoria Pública no meu estado”, disse Izabella Vallentina Amaral Marquetti Souza, uma das nomeadas.
O concurso para Defensor Público Estadual é composto por várias etapas rigorosas, cada uma delas projetada para avaliar as competências e o preparo dos candidatos para o exercício da função.
A convocação dos aprovados representa uma conquista não apenas para os novos defensores, mas também para a sociedade, que se beneficia da atuação de profissionais comprometidos.