Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Civil

APLICATIVO CRIADO

Acordo mediado pelo MPE dá fim à 'guerra dos garrafões' travada entre empresas de água

Foto: Reprodução

Acordo mediado pelo MPE dá fim à 'guerra dos garrafões' travada entre empresas de água
O Ministério Público intermediou o acordo que marca o fim da “guerra dos galões”, travada entre as empresas que vendem água mineral no estado. Por meio da 6ª Promotoria de Justiça Cível do Consumidor, foi celebrado Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com as companhias. O imbróglio afetava a revenda dos vasilhames, atingindo o direito à livre concorrência nas relações de consumo de água.


Leia mais
MP é favorável à suspensão definitiva da comissão instalada na Câmara de Cuiabá para cassar Emanuel


Mediado pelo promotor de Justiça Wagner Cezar Fachone, o TAC estabelece que os vasilhames retornáveis, tanto exclusivos quanto intercambiáveis, deverão coexistir pacificamente, garantindo assim a liberdade de escolha do consumidor.

O principal compromisso assumido pelas empresas é a garantia do direito de livre escolha dos consumidores, que poderão adquirir água mineral de qualquer marca utilizando qualquer garrafão que possuam para a troca.

O TAC determina ainda a proibição de envase cruzado e a criação do aplicativo "Garrafão MT". Conforme o acordo, as indústrias estão proibidas de envasar água em garrafões exclusivos de outras marcas, contudo, a coleta de qualquer garrafão nos pontos de revenda é autorizada para a troca com os respectivos detentores da marca, em momento oportuno.

O gerenciamento da troca de vasilhames deverá ser feito pelo aplicativo desenvolvido, financiado pelas empresas Lebrinha e Puríssima, entre as empresas fornecedoras de água mineral. Ele permitirá que cada empresa informe diariamente a quantidade e o tipo de vasilhames de outras marcas em seu poder, facilitando a troca, em até dois dias úteis, de forma eficiente e preservando a qualidade e integridade dos garrafões.

Pacificação - Com a assinatura do TAC, o Ministério Público espera que o setor de água mineral em Mato Grosso opere de maneira harmoniosa, beneficiando tanto as empresas quanto os consumidores. “A assinatura deste termo representa um avanço significativo na resolução de conflitos de consumo no estado, reforçando o compromisso do Ministério Público com a defesa dos direitos dos consumidores e a manutenção da ordem econômica”, avaliou Wagner Fachone.

Para o promotor de Justiça, a implementação do aplicativo "Garrafão MT" será um passo significativo para assegurar a transparência e a eficiência no processo de troca de vasilhames, promovendo uma concorrência justa e preservando a qualidade da água oferecida.

(Com informações da assessoria)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet