O Ministério Público Estadual (MPE-MT) chamou a atenção da sociedade cuiabana sobre a situação do Rio Cuiabá, vital para captação do abastecimento na região metropolitana, em que quase 90% da água que abastece as cidades é proveniente do rio e seus afluentes. O alerta foi comunicado nesta quarta-feira (22), data em que se comemora o Dia Mundial da Água, e apresentou foto que foi registrada nesta semana demonstrando o descaso com que o rio tem sido tratado.
Leia mais
Ministério Público apoia aquisição de tecnologia israelense que localiza celulares
Imagem foi registrada pela equipe responsável pela execução dos planos para utilização sustentável da Bacia Hidrográfica do Médio e Alto Rio Cuiabá, iniciativas custeadas pelo Banco de Projetos e Entidades do MPMT (Bapre).
Promotora de justiça titular da 17ª Promotoria de Justiça Cível da Capital, Maria Fernanda Corrêa da Costa fez uma advertência questionando as razões de ainda serem encontrados resíduos sólidos no rio na data em que o Dia Mundial da Água é celebrado.
Ela destacou a importância vital do Cuiabá, uma vez que 90% do abastecimento das cidades da região metropolitana é proveniente de suas águas. Segundo a promotora, a reponsabilidade sobre os problemas e soluções à proteção dos recursos hídricos é de todos.
Segundo ela, Várzea Grande, comarca em que atuou por diversos anos na defesa do meio ambiente, tem mais de 80 poços que correspondem a 7% do potencial hídrico existente.
“Como não temos manancial subterrâneo, o rio é a nossa grande fonte. Precisamos olhar com carinho para toda essa situação e fazermos, cada um, a nossa parte”, ressaltou.
(Com informações da assessoria)