Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Geral

questionamentos

Fórum pede cancelamento de eleição para ouvidor-geral da Defensoria Pública

Foto: Bruno Cidade/ Defensoria Pública

Fórum pede cancelamento de eleição para ouvidor-geral da Defensoria Pública
Fórum de Direito Humanos e da Terra de Mato Grosso enviou ofício à Defensoria Pública (DP-MT) solicitando o cancelamento do pleito para escolha de novo ouvidor, biênio 2023/2024. O ofício, datado do dia 11 de agosto, ainda não foi respondido.

Leia também 
União Brasil processa Ulysses Moraes por vídeo com acusações contra Mauro Mendes e filho

 
A entidade levanta diversos questionamentos sobre o pleito. Primeiro, a comissão deveria divulgar o formato escolhido para a realização da votação com sete dias de antecedência, o que, conforme ofício, não ocorreu.
 
O Fórum questiona ainda a falta de divulgação do pleito em veículos de comunicação, fato que teria impedido que mais instituições se habilitassem para votação, bem como que mais nomes se candidatassem ao cargo. Conforme o fórum, um dos candidatos, Getúlio Pedroso da Costa Ribeiro, é assessor jurídico do atual ouvidor, ferindo o princípio da moralidade.
 
Ofício do Fórum de Direito Humanos e da Terra de Mato Grosso requereu a anulação do pleito, com a publicação de nova resolução para a escolho do ouvidor.
 
Eleição

Apesar do ofício, a formação da lista tríplice ocorreu no dia 12 de agosto. Agora, os nomes dos três mais votados serão encaminhados para o Conselho Superior da Defensoria Pública, que concluirá o processo de escolha na próxima sexta-feira, após sabatina. 

O advogado e assessor jurídico da Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública de Mato Grosso, Getúlio Pedroso da Costa Ribeiro, 43 anos, foi o mais votado dos sete candidatos.

Dos 70 votos, Getúlio recebeu 59. Na sequência, com 37 votos, ficou o tecnólogo Júlio César Mendes da Silva, 48 anos e em terceiro, o psicólogo Breno Soares França Signori, 25 anos, que recebeu 34 indicações.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet