Olhar Jurídico

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Geral

resgate em MT

Presos em fazenda por mais de oitenta dias, trabalhadores não recebiam salários

Foto: Reprodução

Ilustração

Ilustração

O Ministério Público Federal (MPF) coordenou a ação que resultou no resgate, na terça-feira (9), de três trabalhadores que estavam reduzidos à condição análoga à de escravo em uma fazenda localizada no município de Pedra Preta, em Mato Grosso. Fiscais dos Ministérios Públicos do Trabalho, do Trabalho e Emprego, e policiais federais, estiveram no local e realizaram o resgate. 

Leia também 
Ministério Público investiga 11 frigoríficos em Mato Grosso para saber origem do gado; veja lista

A ação teve início a partir de uma denúncia de que nove homens estariam há mais de 80 dias sendo retidos na fazenda, sem receber os pagamentos, com condições precárias de alojamento e sendo ameaçados de morte se caso tentassem fugir do local. As vítimas teriam sido contratadas para trabalhar na construção de uma ponte sobre o Rio Prata, na divisa entre os municípios de Guiratinga e Pedra Preta, ambos em Mato Grosso, na Fazenda Oriente III.

A denúncia foi realizada no final do mês de julho.  A partir do conhecimento da denúncia, o MPF requisitou a abertura do inquérito na Polícia Federal, instaurou uma notícia de fato para que o Ministério do Trabalho fosse comunicado, e fez a coordenação das informações para que a ação do resgate fosse realizada.

“A informação chegou para o MPF e praticamente no mesmo dia requisitamos a abertura do inquérito, fizemos a solicitação ao Ministério do Trabalho, tudo de forma célere para que os órgãos fossem provocados, objetivando a realização do resgate dos trabalhadores”, explicou o procurador da República, lotado na unidade do MPF em Cáceres, Valdir Monteiro Oliveira Junior, atuando em substituição no 2º Ofício da unidade em Rondonópolis.

O procurador da República Valdir Monteiro enfatiza que o MPF estará sempre atuando em defesa da população, mesmo que seus membros estejam em substituição em locais diferentes de suas lotações originais. “O importante é fazer com que as ações necessárias para garantir o direito da população sejam realizadas”, completou. 

O procedimento tramita sob sigilo. O crime de redução à condição análoga à de escravo está previsto no artigo 149, do Código Penal Brasileiro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet