Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Civil

Ethenhiritipá

MP solicita que Polícia Federal e Funai investiguem incêndio que atingiu casas em aldeia Xavante

Foto: Reprodução

MP solicita que Polícia Federal e Funai investiguem incêndio que atingiu casas em aldeia Xavante
O Ministério Público Federal (MPF) requisitou à Polícia Federal (PF) e à Fundação Nacional do Índio (Funai) que investiguem as causas do incêndio que atingiu as casas da aldeia Ethenhiritipá, localizada na Terra Indígena Pimentel Barbosa, da etnia Xavante, na manhã de quinta-feira (4).

Leia também 
TJ mantém Maggi fora de ação sobre compra de vaga no Tribunal de Contas


De acordo com informações iniciais, recebidas pelo 1º Ofício da Procuradoria da República em Barra do Garças, todas as 48 casas da aldeia foram incendiadas. Ao saber do ocorrido, o procurador da República Everton Aguiar entrou em contato com a Coordenação Regional da Funai em Ribeirão Cascalheira para que os fatos fossem apurados. 

Inicialmente, as informações dão conta de que há indícios de crime, o que coloca em risco a integridade física dos habitantes da aldeia Ethenhiritipá. “Os fatos necessitam de imediata apuração pela Polícia Federal, devendo-se realizar diligência no local com o objetivo de reunir elementos concretos sobre os fatos, colhendo elementos de autoria e materialidade delitivas”, afirmou o procurador da República em Barra do Garças. 

Diante dos fatos, o procurador requisitou que a Polícia Federal instaure inquérito policial e realize, de forma imediata, diligências no local dos fatos. Também solicitou que a Funai (CR Ribeirão Cascalheira/MT) adote as providências pertinentes, e encaminhe informações atualizadas ao MPF sobre o caso.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet