Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Civil

no STJ

Ministro nega recurso e mantém reintegração de posse da Agropecuária Vitória do Araguaia

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Ministro nega recurso e mantém reintegração de posse da Agropecuária Vitória do Araguaia
O ministro Moura Ribeiro, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), não conheceu recurso especial movido em face da empresa Agro Pastoril Vitoria do Araguaia. Decisão é do dia 20 de junho. Processo originário versa sobre desapropriação de área de 50.973 hectares em Porto Alegre do Norte inicialmente invadida por grileiros.

Leia também 
MPF arquiva inquérito que investigava transferência de filha de PRF para curso de medicina da UFMT


Durante processo, grileiros teriam utilizado de manobras administrativas, políticas e judiciais para impedir o cumprimento da ordem judicial, inclusive recorrendo ao Superior Tribunal de Justiça.
 
Recurso especial foi impetrado sob os argumentos de ausência de fundamentação e negativa de prestação jurisdicional; necessidade de deferimento de efeito suspensivo ao recurso especial; erro de cálculo da área reintegrada; falta de interesse processual e legitimidade.
 
Em sua decisão, o ministro salientou que, no recurso especial, é exigível a demonstração inequívoca da ofensa ao dispositivo inquinado como violado, bem como a sua particularização, a fim de possibilitar o seu exame em conjunto com o decidido nos autos. A falta de indicação de dispositivos infraconstitucionais tidos como contrariados ou a alegação genérica de ofensa a lei caracterizam deficiência de fundamentação.
 
Ainda segundo Moura Ribeiro, parte autora não apresentou argumentos suficientes e concatenados no tocante ao alegado, mas apenas ilações genéricas, não tendo detalhado, de forma clara e precisa, de que maneira o acórdão recorrido os teria violado.
 
“De qualquer forma, as alegações de necessidade de deferimento de efeito suspensivo ao recurso especial; erro de cálculo da área reintegrada; falta de interesse processual e legitimidade não merecem prosperar”, salientou Ribeiro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet