Olhar Jurídico

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Política de Classe

OAB nacional

Conselheiro federal prevê candidatura única da situação

Foto: Reprodução

Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Mato Grosso (OAB-MT) - Francisco Sgaib

Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Mato Grosso (OAB-MT) - Francisco Sgaib

O conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB-MT), Francisco Sgaib, prevê candidatura única da situação para a direção nacional da organização. A explicação é que os dois nomes que despontam como prováveis concorrentes, Marcus Vinicius Furtado Coêlho (secretário-geral) e Alberto de Paula Machado (vice-presidente) são da atual gestão do presidente Ophir Cavalcante Junior.

As duas candidaturas são emblemáticas e contribuírma muito para a eleição de Ophir, porque justamente são de regiões extremas do Brasil. Marcus Vinicius é do Piauí e Alberto Machado do Paraná. A eleição da OAB nacional se dará em data a ser marcada, na segunda quinzena de novembro.

"São dois grandes nomes para fortalecer a advocacia nacional e vão convergir para candidatura única ali por novembro. Os dois têm um excelente currículo", avalia Francisco Sgaib. "Vai chegar um determinado ponto que vai convergir para candidatura única. Vai chegar uma fase em que se tenha a construção de uma candidatura que reúna toda a advocacia", afirma.

No início deste mês, o presidente Ophir, ao falar de eleições da OAB e partidárias limpas e com práticas transparentes conclamou a unidade interna.

"Temos travado outra luta, esta silenciosa, no sentido de promover a unidade dentro de nossa instituição. Independentemente da autonomia de cada seccional, das diferentes realidades e situações, somos um sistema – uno, coeso – e não ilhas estanques", comentou.

"Uma seccional isolada, uma ESA isolada, uma Caixa de assistência isolada, serão sempre unidades isoladas, sem a necessária força para elevar a voz da advocacia brasileira. Somente esta unidade pode nos proteger dos ataques que, como sabemos, os inimigos da liberdade sempre estão prontos a nos desferir", completou.

A fala do presidente Ophir foi realizada durante a 26ª reunião do Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB em Manaus (AM).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet