Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

primeiro escalão

Ministério Público pede que Borgato e Rowles sejam julgados de forma separada

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Ministério Público pede que Borgato e Rowles sejam julgados de forma separada
Ministério Publico Federal (MPF) solicitou separação de processo proveniente da Operação Descobrimento, sobre tráfico internacional de drogas, para que o primeiro escalão da suposta organização criminosa seja julgado de forma separada. Segundo os autos, o ex-secretário de Ciência e Tecnologia, Nilton Borgato, e o empresário Rowles Magalhães, fazem parte desse núcleo, considerado o mais importante.

Leia também 
Acusação aponta Borgato e Rowles como 'primeiro escalão' de organização voltada ao tráfico internacional

 
O primeiro escalão, além de Rowles e Borgato, contava com pessoas identificadas como Ricardo Agostinho, Nelma Mitsue Penasso Kodama, Marcelo Mendonça de Lemos (Gordo), Cláudio Rocha Júnior e Marcos Paulo Barbosa Lopes (Papito).
 
Sobre o núcleo central, há requerimento para que Ricardo Agostinho, Cláudio Rocha Júnior e Nelma Kodama sejam julgados em autos separados, em razão da localização dos denunciados, na Itália e em Portugal.
 
Rowles era, segundo o MPF, responsável pela programação e organização dos voos entre Brasil e Europa. À época dos fatos, o denunciado exercia funções típicas de proprietário da empresa de fretamento Omni Aviação e Tecnologia.
 
Nilton Borgato é apontado como responsável pela intermediação entre fornecedores da droga e os transportadores. O ex-secretário também é suspeito de fazer contato com destinatários da droga na Europa.

As investigações da Operação Descobrimento tiveram início em fevereiro de 2021, quando um jato executivo Dassault Falcon 900, pertencente a uma empresa portuguesa de táxi aéreo, pousou no aeroporto internacional de Salvador (BA) para abastecimento. Após ser inspecionado, foram encontrados cerca de 595 kg de cocaína escondidos na fuselagem da aeronave.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet