Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Civil

câmeras de segurança

TJMT mantém decisão contra lei que obrigava armazenamento de imagens em estabelecimentos

Foto: Reprodução

TJMT mantém decisão contra lei que obrigava armazenamento de imagens em estabelecimentos
Órgão Especial do Tribunal de Justiça (TJMT) rejeitou recurso e manteve decisão que reconheceu a inconstitucionalidade de Lei Estadual responsável por obrigar os estabelecimentos comerciais monitorados por câmeras a armazenarem imagens por 180 dias. Decisão foi estabelecida nesta quinta-feira (5).

Leia também 
Magistrada rejeita preliminares e mantém ação sobre desvio de R$ 2 milhões na ALMT

 
A mesma lei obrigava a empresa a manter pessoa apta a manusear as gravações durante o horário de funcionamento, sob pena de multa e responsabilidade criminal em caso de violação ao sigilo.
 
Órgão Especial havia declarado inconstitucionalidade considerando que a lei reflete diretamente no direito de propriedade, influenciando a ordem e a gestão econômica dos empreendedores ao impor-lhes ônus financeiro alheiro à sua atividade, restringindo o exercício de propriedade, interferindo no domínio econômico e afrontando o princípio da livre iniciativa.
 
Ainda segundo o Órgão Especial, a obrigatoriedade invadia a responsabilidade do Estado e da União em manter a segurança pública dos cidadãos, além disso, também impunha a iniciativa privada um custo para a manutenção dos serviços.
 
Ação que declarou inconstitucionalidade foi proposta pela Associação Brasileira de Shopping Centers. Recurso negado nesta quinta foi impetrado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet