Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Administrativo

questão administrativa

Conselheiro pede mais 90 dias para concluir processo contra promotor acusado de proferir ofensas em entrevista

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Conselheiro pede mais 90 dias para concluir processo contra promotor acusado de proferir ofensas em entrevista
Membro do Conselho Nacional do Ministério Público, Moacyr Rey Filho apresentou manifestação por prorrogação de prazo, por mais 90 dias, de Processo Administrativo Disciplinar em face do promotor de Justiça Daniel Zapia. A manifestação será votada pelo plenário do órgão.

Leia também 
PGE é favorável a lei de autoria do Legislativo que dá nome de ex-deputado estadual a fórum

 
Em janeiro, durante a 1ª Sessão Extraordinária de 2022, o Conselho Nacional do Ministério Público instaurou, por unanimidade, processo administrativo disciplinar para apurar a conduta do promotor em entrevista concedida a portal de notícias e veiculada no último dia 11 de dezembro de 2021.
 
Segundo a apuração feita pela Corregedoria, Daniel Zappia, em entrevista cujo título da manchete é “Punido por investigar ministro, promotor diz não se arrepender: ‘foi por ofício’”, proferiu ofensas e juízos depreciativos à atuação de integrante do CNMP e à atuação da própria instituição.

A Corregedoria Nacional do MP concluiu que o promotor de Justiça violou dispositivos da Lei Complementar Estadual de Mato Grosso nº 416/2010 (Lei Orgânica do MP/MT) que acarretam a aplicação da penalidade de censura. 
 
Antes da entrevista, o promotor havia sido condenado à pena de suspensão não remunerada, por 45 dias. Primeiro processo julgou a conduta de Zapia em casos envolvendo o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.  
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet