Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

Ministro do Supremo

Deputado afirma que Barroso desestabiliza Poderes e pede impeachment

Foto: Reprodução

Deputado afirma que Barroso desestabiliza Poderes e pede impeachment
O deputado federal José Medeiros (PODE) apresentou ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), nesta quarta-feira (2), pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso.

Leia também 
Ex-conselheiro evita arrombamento e avalia em R$ 16 milhões casa com duas piscinas e campo de futebol


No pedido, o parlamentar argumenta que o ministro faz uso indevido do cargo ao tomar publicamente partido de grupos políticos em detrimento a outros, age de forma parcial, participa e estimula eventos acerca de deposição de integrantes de poderes, desestabiliza as instituições democráticas estimulando o discurso de ódio, menospreza o presidente da República e seus apoiadores, não respeita a independência entre os poderes constituídos, entre outros.

“Diferentemente dos integrantes dos demais poderes, os membros do Poder Judiciário não prestam contas diretas à sociedade, mas apenas em sua salutar lógica jurídica argumentativa devem ser imparciais, apartidários, inertes (ou seja, sem iniciativa para inquirir algo quando não demandados), não deveriam julgar causas de amigos ou desafetos”, diz  trecho do documento assinado por Medeiros.

O parlamentar também citou no documento a participação do ministro Barroso em um evento nos Estados Unidos intitulado “Ditching a President”. A participação do ministro foi alvo de críticas de alguns senadores. Outro ponto questionado pelo parlamentar foi o discurso de Barroso no encerramento de sua gestão à frente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde fez ataques ao presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores.

“Pode-se notar a intenção difamatória e de cunho político-eleitoral em afirmar que o tradicional desfile das forças armadas é atentado à democracia”, frisa Medeiros, que é vice-líder do Governo Federal na Câmara dos Deputados.

Diante do pedido, o presidente do Senado, que tem o poder legal, vai analisar se abre ou não o processo de afastamento do ministro do STF. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet