Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

ex-PGR

Nunes Marques mantém ação que apura plano de Janot para matar Gilmar Mendes

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Nunes Marques mantém ação que apura plano de Janot para matar Gilmar Mendes
O ministro Nunes Marques, do STF, negou pedido da defesa de Rodrigo Janot para trancar e arquivar ação que investiga suposto plano do ex-PGR de matar o ministro Gilmar Mendes. Nunes fixou entendimento da Suprema Corte no sentido do não conhecimento de habeas corpos contra decisão de ministro do STF.Informação foi divulgada pelo site Migalhas.

Leia também
Empresa é condenada a pagar pensão vitalícia por acidente que deixou motorista incapacitado


O inquérito foi instaurado em 2019, quando o ex-PGR Rodrigo Janot surpreendeu ao revelar que no momento mais tenso de sua passagem pelo cargo chegou a ir armado para uma sessão do STF com a intenção de matar o ministro Gilmar Mendes.

A inimizade entre Gilmar Mendes e Rodrigo Janot vem de longa data. Em 2015, quando integrava o TSE, o ministro Gilmar repudiou o despacho de Janot pelo arquivamento da investigação das campanhas de Dilma - e reiterou ofício para que o procurador Rodrigo Janot investigasse os indícios de irregularidades: "O procurador negou-se a cumprir seu papel." 

As críticas foram subindo de tom, e a expressão "o bêbado do Janot" não raro era proferida pelo ministro. Em 2017, em resposta ao ofício do então PGR que pedia sua suspeição no caso Eike, Gilmar lembrou o provérbio português: "Ninguém se livra de pedrada de doido nem de coice de burro." Foi neste despacho que a filha de Janot foi mencionada. O tom foi o mesmo ao responder quanto à alegação de suspeição no caso de Jacob Barata.

As alfinetadas não ficaram em um passado tão distante. Em 2020, enquanto proferia voto em ação penal contra o ex-senador Valdir Raupp, o ministro Gilmar Mendes criticou o ex-PGR Rodrigo Janot: "A partir das 15h30, este senhor já estava embriagado e, por isso, fez tantas estripulias".

Em 2019, Migalhas entrevisou o ex-presidente Lula, que contou que sabia da "farmacinha" de Janot, apelido de geladeira com bebidas na PGR.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet