Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

ex-presidente da OAB-MT

Leonardo Campos é eleito diretor-tesoureiro do Conselho Federal da OAB

Foto: Rogério Florentino

Leonardo Campos é eleito diretor-tesoureiro do Conselho Federal da OAB
O advogado Leonardo Campos, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT), foi eleito diretor-tesoureiro do Conselho Federal da OAB, nesta segunda-feira (31). 

Leia também 
Poder Judiciário em Mato Grosso prorroga teletrabalho até 28 de fevereiro

 
Conselheiro federal pela OAB-MT, após encerrar dois mandatos na presidência, Leonardo Campos ficará responsável pela administração dos recursos da Ordem neste triênio (2022-2024). 
 
“É com grande honra que assumo esse compromisso e o desafio com a advocacia brasileira. Já são 18 anos dedicados à OAB-MT e sempre fazendo um importante diálogo junto ao CFOAB, inclusive como coordenador do Colegio de Presidentes de Seccionais. Na condição de conselheiro federal tenho a responsabilidade de defender os interesses da advocacia mato-grossense, enquanto diretor-tesoureiro, nossa administração será em benefício de toda a advocacia brasileira”, afirma Leonardo Campos. 
 
Entre as atribuições do Diretor-Tesoureiro, estabelecidas pelo Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, está a presidência da Terceira Câmara e executar suas decisões. O tesoureiro também é o responsável pela guarda dos bens e valores e do almoxarifado do Conselho. 
 
Nas funções administrativas está o controle e pagamento de todas as despesas autorizadas, a elaboração da proposta orçamentária anual, relatório e balanços das contas mensais e anuais da Diretoria. 
 
O Diretor-Tesoureiro também tem a atribuição de propor à diretoria a tabela de custas do Conselho Federal, e realizar diversas atividades que vão desde fiscalizar e cobrar as transferências devidas pelos Conselhos Seccionais ao Conselho Federal à manutenção do inventário dos bens móveis e imóveis do CFOAB. 
 
Perfil 
 
Leonardo Campos é advogado especialista em  Direito Ambiental e Direito Empresarial, áreas na qual milita há 20 anos. 
 
Formado em 2001, pela Universidade de Cuiabá, com dois anos de advocacia, Leonardo Campos passou a fazer parte da OAB-MT, como  presidente da  Comissão de Meio Ambiente. 

Em 2010, ele assumiu a presidência da Caixa de Assistência de Advogados de Mato Grosso (CAA-MT), onde esteve por duas gestões, até 2015. 
 
Em 2016, Leonardo Campos assume a presidência da OAB-MT, sendo reconduzido ao cargo na eleição de 2018, quando concorreu em chapa única, recebendo aprovação majoritária da advocacia mato-grossense.
 
O segundo mandato de Leonardo Campos como presidente da OAB encerrou em 2021, quando foi eleito conselheiro federal para representar a Seccional de Mato Grosso em Brasília. 
 
Diretoria 
 
A nova diretoria da OAB foi empossada na manhã desta terça-feira (01). O Conselho Federal tem como presidente o advogado Beto Simonetti, que é de Manaus (AM) e que esteve na última gestão como secretário-geral do CFOAB. 
 
Já o advogado Rafael de Assim Horn assume como vice-presidente. Ele retorna ao Conselho Federal neste triênio depois de já ter sido conselheiro federal pela OAB de Santa Catarina, onde também já foi presidente. 
 
A advogada Sayuri Silva de Otoni é conselheira federal eleita pelo Espírito Santo e assume a secretaria-geral. Milena da Gama Fernandes Canto, eleita conselheira federal pelo Rio Grande do Norte, assume a secretaria-adjunta.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet